ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Confaz apresenta 25 emendas à Reforma Tributária nesta terça-feira

19/05/2008
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários da Fazenda de todo o Brasil, vai apresentar 25 emendas à proposta de Reforma Tributária, enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional. Os pontos foram explicados na manhã desta segunda-feira (19/05) pelo coordenador do Confaz e secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, durante o 10º Sefaz Debate, promovido pelo Afocefe Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado, no teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. O evento reuniu o ex-governador e coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, Germano Rigotto, o presidente da Famurs, Flavio Lammel, o presidente da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, o presidente do Legislativo, Alceu Moreira (PMDB) e os deputados estaduais Nelson Härter (PMDB) e Raul Carrion (PCdoB).
O coordenador do Confaz destacou que o conjunto de emendas será apresentado nesta terça-feira (20) ao relator da Comissão Especial da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Sandro Mabel (PR-GO). Segundo Mauro Filho, apesar da simplificação de tributos que a reforma deverá proporcionar, com a unificação das legislações estaduais sobre ICMS, a proposta do Executivo vai gerar aumento da carga tributária para o contribuinte e não ajuda a extingüir a guerra fiscal. “Os secretários estaduais de Fazenda não concordam porque ela destina poucos recursos à política de redução das desigualdades regionais, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional e não assegura recursos adicionais para os estados, nem compensações para a guerra fiscal”.
Para o ex-governador Germano Rigotto, que há um ano debate o assunto pelo país, a PEC 233/2008 ainda precisa ser aperfeiçoada, mas representa a racionalização e a simplificação do sistema tributário nacional. Ele destaca que a proposta prevê a substituição do Cofins, PIS, CIDE e salário educação por um único tributo federal sobre o valor adicionado, o chamado IVA-F. Rigotto salientou que a proposta de reforma tributária não faz referência à volta da Contribuição Provisória de Movimentação Financeira (CPMF), como tem sido anunciada pelo governo Lula e que a discussão sobre o assunto só prejudica a construção de um consenso entre todos os setores produtivos do país. “Discussões sobre CPMF e aumento de cargas tributárias para o cigarro e bebida alcoólica, enfraquecem o debate em torno da reforma tributária”, destacou. Ele acredita que apesar das pressões para votação do texto no Congresso, a reforma tributária só deverá ser aprovada mesmo no ano que vem.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Afocefe Sindicato fotos: Galileu Oldenburg
Imagens relacionadas:
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br