ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Michelucci teme novas dificuldades

16/04/2004
Michelucci teme novas dificuldades O governo do Estado deverá recorrer a receitas extraordinárias para conseguir fechar as contas de abril, admitiu ontem o secretário estadual da Fazenda, Paulo Michelucci. Durante audiência nas comissões de Finanças e de Economia da Assembléia Legislativa, Michelucci afirmou que a arrecadação teve o desempenho previsto na primeira quinzena do mês, o que significa dificuldades idênticas às de março.
'A situação é grave e exige questões estruturais', afirmou Michelucci. Ele lembrou que haverá uma complicação extra este mês, com o vencimento da parcela semestral de dívida externa do Estado, que acrescenta R$ 35 milhões às despesas. No entanto, disse que ainda não é considerada a possibilidade de antecipação de impostos, como o ICMS. O acordo com os empresários determina a suspensão da medida a partir de março. Michelucci destacou, mais uma vez, a importância do repasse, pela União, dos créditos de exportação do Estado.
Quanto às solicitações de reajustes pelo funcionalismo público, afirmou que não é possível estabelecer cronogramas, percentuais ou valores na difícil situação em que o Estado se encontra. 'Hoje sofremos conseqüências de registros dados para o tempo cobrir', observou. A proposta do governo é, se houver incremento nas receitas, destinar um quarto do valor para o rateio da política salarial. Lembrou, ainda, das limitações legais de aumentar os gastos com o pagamento de pessoal, uma vez que o governo foi notificado pelo Tribunal de Contas de que está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, destinando 73% da receita à folha.
Segundo ele, a contenção de gastos do Legislativo e do Judiciário, anunciada na quarta-feira, auxiliará a desafogar o Tesouro. 'Precisamos trabalhar em cima de economia e ganhos com arrecadação', observou. Na audiência, ele apresentou um balanço das contas do Estado em 2003 e nos primeiros meses de 2004.

Fonte: Correio do Povo Data: 16/04/2004

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br