CP: Servidor recebe em dia até outubro
28/04/2004
Governo usará recursos extraordinários vindos de depósitos judiciais e emissão de títulos de crédito
O secretário da Fazenda, Paulo Michelucci, garantiu ontem que os salários dos servidores públicos serão pagos em dia até outubro. No encontro em que apresentou diagnóstico da situação financeira do Estado à bancada e à direção do PP, Michelucci disse que as aprovações dos projetos autorizando o uso dos depósitos judiciais pelo Executivo e para a emissão de debêntures (títulos de crédito) darão o fôlego necessário para os próximos seis meses. Adiantou, porém, que não há como ampliar os recursos às secretarias para pagar fornecedores, o que foi reivindicado pelos líderes do PP durante a reunião. 'A situação ainda é grave e essas receitas extraordinárias servirão somente para cumprir a folha do funcionalismo', argumentou Michelucci.
Após a reunião, o presidente regional do PP, Celso Bernardi, anunciou que a partir de hoje os técnicos do partido começam a preparar documento a ser entregue ao governador Germano Rigotto com propostas alternativas que possibilitem ao Estado obter o equilíbrio financeiro. Bernardi destacou que as novas receitas apenas conseguirão eficácia a curto prazo e que é necessário encontrar solução para o déficit, já que depois de outubro o quadro voltará a se agravar. Declarou que neste momento a população deve se unir e os servidores públicos precisam compreender a urgência da situação para possibilitar soluções ao problema e posterior negociação de reposição salarial.
O Executivo vem apresentando dificuldades para pagar os servidores desde fevereiro, quando precisou recorrer a empréstimo do Banrisul aos que recebem vencimentos superiores a R$ 1 mil. A partir de então, antecipou várias vezes receitas do ICMS da indústria e do comércio para pagar salários. Tentativas de obter recursos devidos pela União não faltaram, porém, sem sucesso ou garantia de repasse.
Correio do Povo
Fonte: Correio do Povo
Data: 28/04/2004
|
|