ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

ZH: Rosane de Oliveira

27/05/2004
Reforma ameaçada Quando a sessão do Supremo Tribunal Federal foi interrompida, o governo perdia por 2 a 1 para os servidores públicos na disputa pela cobrança de contribuição dos inativos. Acendeu-se, pois, uma luz vermelha: um dos pilares da reforma da Previdência, que elevou o conceito do governo brasileiro aos olhos dos credores internacionais no ano passado, ameaça ruir.
Se o STF confirmar que a cobrança de contribuição dos inativos é inconstitucional, apesar de instituída por emenda à Constituição, adeus reforma da Previdência. Para os cofres da União, a supressão da cobrança dos inativos representará uma perda estimada em R$ 830 milhões nos últimos sete meses deste ano e o agravamento do rombo da Previdência. Para as finanças do Rio Grande do Sul, será mais um passo a caminho do caos.
Independentemente do resultado da votação no STF, no Rio Grande do Sul já se avizinha uma crise na votação dos projetos do Instituto de Previdência do Estado. O Judiciário está forçando uma mudança nos projetos e trabalha na elaboração de uma proposta alternativa, com a esperança de que seja encampada pelo governador Germano Rigotto.
As conversas entre os representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas têm sido tensas, marcadas pela desconfiança e por acusações veladas de intransigência. Existe de parte do governo o temor de que esteja em marcha um movimento para excluir todos os atuais servidores da reforma. Isso equivaleria a adiar para depois de 2030 qualquer possibilidade de redução do déficit previdenciário, hoje um dos maiores problemas das contas públicas.
Fonte: Zero Hora Data:27/05/2004

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br