ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

ZH - STF só deverá examinar taxação de inativos em agosto

15/06/2004
O governo conseguiu a primeira vitória no embate que trava com o Judiciário sobre a contribuição previdenciária dos servidores inativos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá retomar o julgamento da ação que tenta destituir a cobrança apenas no próximo semestre, depois do recesso forense.
Até lá, o Palácio do Planalto espera contabilizar os votos necessários para garantir a taxação instituída em dezembro pela emenda constitucional da reforma previdenciária.
As negociações têm ocorrido principalmente por intermédio do interlocutor do Planalto para assuntos no Judiciário: o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Nas últimas semanas, ele tem conversado sobre o assunto com o presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim.
Além do ministro da Justiça, o governo acionou outros aliados para assegurar a vigência da cobrança da contribuição previdenciária dos inativos. O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, tem dito que o resultado da votação será apertado, mas favorecerá o governo. O ministro também tem acesso direto a Jobim, com quem troca telefonemas regulares.
Aliado de primeira hora do governo, Jobim fez sua parte para garantir que o julgamento da ação, iniciado há três semanas, só seja retomado em agosto. Isso porque, nesta semana, o quórum do STF estará incompleto para a análise da ação. O ministro Gilmar Mendes está com viagem marcada para a Alemanha.
Na semana seguinte, o STF se ocupará de outra questão polêmica: uma ação em que a filha do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio de Pádua Ribeiro, Glória Maria Portella, acusa o ministro Paulo Medina, também do STJ, de assédio sexual. Na última semana de junho, haverá a posse do ministro Eros Roberto Grau. O recesso de julho impossibilitará os magistrados de retomarem o julgamento antes de agosto.
O julgamento foi interrompido no dia 26 de maio por um pedido de vista do ministro Cézar Peluso. O placar era de dois a um contra o governo. Os ministros Carlos Britto e Ellen Gracie, relatora da ação, consideraram inconstitucional a taxação. O voto favorável foi dado pelo ministro Joaquim Barbosa.

Por que é importante - O desconto dos inativos é o pilar da reforma da Previdência instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já praticado em alguns Estados, ele é decisivo para o equilíbrio das contas da Previdência, que amargam um déficit estimado em R$ 30,2 bilhões este ano. - Com a contribuição dos inativos, o governo previa arrecadar este ano R$ 830 milhões. - A derrota na votação do desconto dos inativos, se confirmada, será a mais séria sofrida pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF), e ocorre no momento em que a Corte é presidida por um ministro mais afinado com o Planalto, Nelson Jobim. Como fica - A contribuição dos inativos entrou em vigor no dia 20 de maio, quando se completou a chamada noventena (o prazo de 90 dias para entrada em vigor da contribuição). O Ministério do Planejamento anunciou, porém, que aguardaria a decisão do STF para anunciar como seria efetuado o desconto. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a tendência era de que o desconto fosse feito apenas em julho, sobre os vencimentos dos mês de junho e de 11 dias de maio. O impasse no STF deve modificar esse plano.
Fonte Zero Hora Data 15/06/2004

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br