ZH: 476 prefeituras irão pagar o 13° salário em dia
20/10/2004
A maioria absoluta dos municípios gaúchos garante este ano o pagamento em dia do 13° salário a seus servidores. Levantamento feito por Zero Hora indica que apenas 20 das 496 prefeituras gaúchas não sabem ou não conseguirão honrar o compromisso até 31 de dezembro.
Para que o montante não se torne muito pesado para as finanças municipais se pago de uma só vez, a maioria das administrações optou por desembolsar o 13° salário em duas parcelas. Palmares do Sul está entre as mais adiantadas: repassou 50% da gratificação em fevereiro.
Outras prefeituras encontraram soluções criativas. O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco da Luz, orgulha-se do sistema criado em 2002. O servidor recebe 70% da gratificação no mês do aniversário.
- Restam para dezembro quase só os descontos. Além disso, o aumento na folha de pagamento no mês em que temos mais aniversariantes não passa de 10%, ou seja, os gastos ficam diluídos - afirma Luz.
Nem todos devem contar com o dinheiro extra, apesar de o pagamento ser garantido por lei. As marcas deixadas pelo furacão Catarina, por exemplo, podem comprometer o Natal dos servidores de Torres. O município gastou boa parte da receita em conserto, construção e recuperação de moradias e prédios públicos danificados pelo fenômeno climático que atingiu o município do Litoral Norte em março. Além disso, uma mudança no sistema de informática utilizado pela prefeitura provocou erro no programa de carnês da dívida ativa, atrasando o recebimento de recursos.
- Já tivemos problemas para pagar a folha de setembro - diz o secretário da Fazenda, Humberto Malfussi.
Dos 64 municípios do Nordeste gaúcho, incluindo a Serra, apenas o prefeito de Barão corre o risco de não conseguir pagar o 13° salário.
Fonte: Zero Hora
Data: 20/10/04
|
|