TÉCNICOS DO TESOURO APREENDEM CIGARROS FALSIFICADOS
21/10/2004
Os Técnicos do Tesouro, lotados no posto fiscal de Goio-en, no município de Nonoai, região Norte do Estado, apreenderam nesta quarta-feira (21/10), um caminhão com uma carga cuja nota fiscal de nº 1834 tratava como confecções. A carga transportava, na realidade, 12.980 carteiras de cigarros oriundos do Paraguai.
Todos os anos os cofres da Secretaria Estadual da Fazenda deixam de arrecadar cerca de RS 20,9 milhões em ICMS, com a comercialização de cigarros contrabandeados. Do total de cigarros vendidos no Estado, 33% são ilegais e estão à disposição dos consumidores não apenas no comércio informal, mas em 79% de estabelecimentos considerados regulares.
Para reverter esta situação, o sindicato sugere um conjunto de propostas de caráter permanente, que aumentam o controle do Estado sobre o setor. Entre elas estão a ampliação do atendimento da Secretaria da Fazenda, a reativação de 40 turmas volantes de fiscalização fazendária e o aumento da lotação dos postos fiscais existentes no Estado, para isto, basta se concretizar a promessa do governador Rigotto de nomear os Técnicos do Tesouro do Estado aprovados em concurso, para atuarem na fiscalização ostensiva da Secretaria da Fazenda.
|
|