ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CP: Vieira propõe CPI contra sonegação

23/02/2005
Deputado lidera grupo para ajudar Executivo a amenizar crise financeira que julga fora de controle
A Assembléia Legislativa deverá criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nos próximos dias para identificar os sonegadores de impostos no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi tomada por grupo liderado pelo deputado Vieira da Cunha, do PDT. Ele afirmou ontem que estão sendo realizadas consultas junto às bancadas dos partidos para definir a melhor forma de investigação. Citou ainda a possibilidade da formação de Comissão Especial ou Comissão de Representação Externa. Vieira destacou, porém, que a CPI facilitaria os trabalhos, permitindo a quebra de sigilo bancário e a convocação de pessoas para prestar depoimentos, o que não é admitido nas outras instâncias cogitadas.
Segundo Vieira, o parlamento precisa auxiliar o Executivo a encontrar soluções para amenizar a crise financeira. Apontou o combate à sonegação de tributos como principal medida. 'O volume de recursos perdido pelo governo estadual é extraordinário. Alguns utilizam medidas fora do comum e ilícitas demais, precisando de combate imediato', argumentou. Vieira destacou que, além dos deputados, serão ouvidas as entidades de servidores ligadas à área da Fazenda. Afirmou que a situação fugiu ao controle e que há necessidade de medidas políticas no enfrentamento da sonegação.
O presidente da Associação dos Fiscais de Tributos, Abel Henrique Ferreira, considerou bem-vinda a proposta da CPI. Salientou que a previsão de arrecadação de ICMS este ano está em R$ 10,5 bilhões. Ressaltou também que, segundo a Secretaria da Fazenda, 15% desse total não chegam aos cofres públicos em função da sonegação de impostos. Ele afirmou porém, que o percentual divulgado pelo governo não corresponde à realidade. 'O número atinge hoje facilmente 25%. Se nenhuma atitude emergencial for tomada, o Estado deixará de arrecadar este ano aproximadamente R$ 2,6 bilhões', destacou.
Para a instalação da CPI são necessárias as assinaturas de 19 parlamentares. O regimento interno do Legislativo determina 120 dias para o encerramento dos trabalhos e apresentação de relatório final. O prazo poderá ter prorrogação por mais 60 dias, desde que haja aprovação dos deputados em plenário. Os partidos indicam os 12 integrantes da CPI e sua formação precisa obedecer à proporcionalidade das bancadas.

Fonte: Correio do Povo Data: 23/02/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br