ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CP: Entidades protestam contra carga de impostos

15/03/2005
Dirigentes cobram reforma e mais transparência do governo
A excessiva carga tributária, que pesa no bolso do consumidor e penaliza a produção, uniu a OAB/RS, a Fecomércio e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento (Sescon/RS) na campanha 'Carga Tributária-Chega de Abuso', lançada ontem em Porto Alegre. Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) aponta que os impostos já representam 35,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2004, contra 22% em 1989. Ao todo, são 95 taxas e tributos cobrados no país. 'A sociedade não agüenta mais tanto imposto. O déficit público não pode ser resolvido apenas com a arrecadação de tributos, mas através de ampla reforma do governo', disse o presidente do Sescon/RS, Luiz Carlos Bohn. Ele defendeu ainda que o governo abra suas contas para dar maior transparência aos dados alusivos à arrecadação.
Bohn voltou a criticar a medida provisória 232, que tramita no Congresso. Segundo ele, a medida onera os prestadores de serviços com elevação de 32% para 40% da base de cálculo das empresas que optarem pelo lucro presumido e aumento na retenção de 4,65% do PIS e do Cofins na importação de produtos utilizados na Zona Franca de Manaus, com aumento da carga tributárias para esses segmentos. Dia 18, haverá uma ação contra a MP 232, no auditório da Associação Médica do RS.
Para o presidente da OAB, seccional RS, Valmir Martins Batista, o prejuízo principal do aumento da carga tributária se reflete em um baixo consumo no mercado e em desemprego. 'O problema deixou de ser econômico para ser uma questão de cidadania', frisou Batista. O vice-presidente da Fecomércio, Zildo De Marchi, espera que os governos atendam as reivindicações da sociedade e dos empresários para que o 'desenvolvimento do país não seja mais uma vez travado'.
Fonte: Correio do Povo Data: 15/03/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br