CP: Ex-secretários lotam 1ª audiência sobre crise
26/04/2005
A subcomissão instalada pela Assembléia Legislativa para estudar a crise financeira do Estado promoveu ontem a primeira audiência pública. Os deputados ouviram depoimentos dos três últimos secretários estaduais da Fazenda. Cada um apresentou durante 20 minutos relatos das próprias experiências, propondo saídas para o endividamento. Técnicos fazendários lotaram a sala em que foi realizada a audiência pública, por mais de três horas.
Segundo o ex-secretário Orion Cabral, 'quem criou o problema todo para o Estado foi Brasília com a renegociação perversa da dívida e as perdas decorrentes da Lei Kandir'. Ele citou como fator adicional a política de altas taxas de juros praticada pelo Banco Central. O relator da subcomissão, deputado Vieira da Cunha, do PDT, afirmou que um dos objetivos do trabalho visa encontrar possibilidades para a retomada da capacidade de investimento do Rio Grande do Sul sem aumento de impostos.
O ex-secretário Cézar Busatto propôs que ocorra a troca do índice de correção monetária da dívida atual. Lembrou ter renegociado em 1998, durante sua gestão na Fazenda, cerca de 80% dos valores devidos. Busatto apresentou relatório da Fundação de Economia e Estatística e salientou que o comprometimento da receita com o pagamento de servidores inativos e pensionistas agrava mais o quadro. A subcomissão que avalia a crise das finanças na Assembléia voltará a se reunir no dia 2 de maio para ouvir o secretário da Fazenda, Paulo Michelucci.
Fonte: Correio do Povo
Data: 26/04/05
|
|