AFOCEFE ACOMPANHA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR A CRISE DO ESTADO
26/04/2005
O AFOCEFE-SINDICATO acompanhou a primeira audiência da Subcomissão parlamentar que trata da crise das finanças públicas estaduais, onde foram ouvidos os secretários de fazenda dos três últimos governos, Orion Cabral, Cesar Busato e Arno Augustin.
Orion, do governo Colares, a partir da análise do endividamento e da despesa pública, apontou como causa da situação atual: a falta de um esforço político dos maiores estados da Federação por uma renegociação da dívida e o desmonte da Secretaria da Fazenda, que nos últimos anos abriu mão de controlar o orçamento e as compras ao desfazer-se do GOF e do DECAM, e agora, nesse processo suicida, ameaça a CAGE.
Busato, do governo Brito, creditou o fracasso nos resultados da negociação de 98 a desvalorização cambial, apontando a substituição dos índices de correção da dívida como solução a ser negociada politicamente.
Já o ex-secretario do governo Olívio, Arno Augustin, enfatizou três razões fundamentais para a crise: as exonerações fiscais, as anistias e os conflitos internos da Secretaria da Fazenda.
|
|