ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CP: Receita controla documentos fiscais

24/05/2005
Apartir de 1º de setembro, apenas as gráficas credenciadas poderão imprimir documentos fiscais exigidos pela Administração Tributária Gaúcha. O diretor da Receita Estadual, Luiz Antônio Bins, disse que a medida faz parte de um leque de ações do órgão que têm por objetivo aumentar o controle sobre as operações dos contribuintes e, conseqüentemente, causar impacto positivo na arrecadação gaúcha de impostos.
O termo que vai permitir melhor controle sobre o credenciamento das gráficas que imprimem documentos fiscais do Estado foi assinado ontem pelo Departamento da Receita Pública Estadual da Secretaria da Fazenda e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Rio Grande do Sul (Abigraf/RS). Com o termo, a Abigraf estará habilitada a atestar a capacidade técnica das gráficas e, a partir disso, elaborar um cadastro de empresas para impressão de documentos fiscais. Bins explicou que os documentos fiscais são semelhantes a cheques, emitidos a contribuintes, pois transferem créditos para prestadores de serviço. O problema verificado é que as gráficas não podem terceirizar a impressão de documentos, mas muitas delas não estavam cumprindo a lei.
De acordo com informações da Receita, a exigência de os serviços serem feitos apenas por gráficas credenciadas decorre de alterações na legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para garantir que uma gráfica esteja realmente apta a fazer determinado serviço, a Abigraf visitará as empresas e fará um cadastro das capacidades técnicas de cada uma. 'Será verificado para que tipo de serviço o maquinário dessas empresas é adequado', justificou Bins.
O presidente da Abigraf, Carlos Evandro Alves da Silva, comentou que existem cerca de 1.600 gráficas no Estado, sendo que 900 trabalham com documentos fiscais. Ele admitiu que, com a terceirização, pode acontecer que alguns documentos sejam duplicados.
Fonte: Correio do Povo Data: 24/05/05


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br