CP: Parecer de Vieira é contra veto
02/06/2005
O deputado Vieira da Cunha, do PDT, entrega hoje à Comissão de Constituição e Justiça o parecer contrário ao veto do governador Germano Rigotto ao aumento salarial de 8,69% aos servidores do Legislativo. Vieira afirmou que a decisão de Rigotto fere o princípio de autonomia dos poderes.
Além de Vieira, o deputado Elvino Bohn Gass, do PT, que analisou o veto ao reajuste dos servidores do Ministério Público e do Tribunal de Contas, apresentou seu relatório favorável à iniciativa de Rigotto. Segundo Bohn Gass, a revisão geral anual é prerrogativa exclusiva do governador. Os deputados Berfran Rosado, do PPS, que estuda o veto ao aumento dos magistrados, e Reginaldo Pujol, do PFL, que analisa o dos servidores do Judiciário e dos procuradores do Ministério Público, entregarão os pareceres na segunda-feira. Inicialmente, Jair Soares e Vilson Covatti, do PP, haviam sido escolhidos como relatores, mas recusaram a tarefa por acreditar que somente um parlamentar deveria analisar todos os vetos já que as justificativas são idênticas.
Giovani Cherini, do PDT, desistiu da relatoria, pois espera que haja acordo do governo com os demais poderes, acabando com a necessidade dos vetos. A expectativa é de que a votação na comissão ocorra na terça-feira. A análise em plenário deverá acontecer até o dia 14, data em que os vetos aos reajustes começarão a trancar a pauta em plenário. As bancadas da base de sustentação aguardam o retorno do governador, hoje, da viagem ao Japão, para definir como irão se posicionar sobre a questão.
Fonte: Correio do Povo
Data: 02/06/05
|
|