CP: Assembléia facilita o controle
09/06/2005
A Assembléia Legislativa apresenta hoje, ao meio dia, o Projeto Transparência. Possibilitará o acesso, via Internet, a informações como freqüência dos deputados estaduais nas sessões; suas participações nas comissões; votos em plenário; gestão financeira e orçamentária do Poder Legislativo; e outros gastos dos 55 gabinetes parlamentares.
O projeto é inédito entre as assembléias brasileiras e foi desenvolvido durante três meses pelo Departamento de Sistemas de Informática do Legislativo gaúcho. A proposta faz parte das metas anunciadas pelo deputado Iradir Pietroski em seu discurso de posse na presidência, em janeiro. O superintendente-geral da Assembléia, Ivandre Medeiros, explicou ontem que a população também poderá acompanhar em detalhes todos os procedimentos, acordos e contratos firmados com fornecedores de material ou prestadores de serviços. Acrescentou que, ao término de viagens internacionais, os deputados terão de relatar publicamente as atividades realizadas e prestar contas dos gastos efetuados.
O Projeto Transparência foi aprovado por resolução da mesa diretora da Assembléia Legislativa na terça-feira. O canal estará à disposição para acessar a partir de amanhã, no endereço eletrônico do Palácio Farroupilha: www.al.rs.gov.br. O sistema será alimentado pelas informações disponibilizadas pelos próprios gabinetes parlamentares.
Fonte: Correio do Povo
Data: 09/06/05
|
|