ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

ZH: Rosane de Oliveira - Poderes em crise

04/07/2005
O Judiciário ainda não tinha assimilado o veto ao reajuste salarial e sobreveio uma nova crise com o Executivo. Desta vez, o pivô é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, cujo projeto foi encaminhado à Assembléia sem consulta aos magistrados.
Em carta ao governador, datada de 29 de junho, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Oswaldo Stefanello, disse que a Corte foi "surpreendida com a remessa sub-reptícia" do projeto que trata das diretrizes e bases para a elaboração da Lei Orçamentária de 2006. Stefanello reclamou não apenas por não ter sido consultado, mas do conteúdo do projeto.
Na quinta-feira, o desembargador e o governador discutiram as desavenças pessoalmente. Fontes ligadas ao presidente do Tribunal de Justiça revelam que o tom foi até mais áspero do que o da carta. Os magistrados estão indignados porque o projeto autoriza o Executivo a reduzir o orçamento dos demais poderes e limita a 3% o acréscimo das despesas do Legislativo e do Judiciário.
O presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Carlos Rafael dos Santos Júnior, concorda com os termos da carta e da cobrança e vai além:
- Não foi só a Ajuris que perdeu a confiança no governador. Ele é muito amável, concorda com tudo, mas na hora de executar parece que é outro que governa. Sendo assim, deveríamos conversar com quem decide.
Não foi por falta de aviso que as relações entre o Executivo e o Judiciário degringolaram nos últimos meses. Interlocutor do Judiciário na Assembléia, o deputado Jair Soares (PP) avisou ao governador sucessivas vezes que ele teria problemas se partisse para o confronto. Em crises anteriores, chegou a organizar encontros em sua própria casa para quebrar o gelo. Desta vez, ainda não apareceu um candidato a bombeiro.
Fonte: Zero Hora Data: 04/06/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br