ZH: Rosane de Oliveira - Saídas de emergência
08/08/2005
Como a crise política não dá sinais de arrefecer, começam a aparecer remédios para pelo menos oferecer algum alento à sensação de terra arrasada. Em artigo publicado na edição de ontem do jornal Folha de S.Paulo, o governador Germano Rigotto sugeriu a aprovação de uma emenda constitucional que dê poderes constituintes para o Congresso a ser eleito em 2006.
Na sexta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Osvaldo Stefanello, havia feito uma proposta ainda mais radical: sugeriu a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva.
A sugestão de Rigotto é aprovar agora uma emenda que autorize o Congresso a votar em 2007, por maioria absoluta e em sessões conjuntas entre Senado e Câmara - sem os dois terços exigidos em mudanças constitucionais -, apenas a reforma política e a conclusão da reforma tributária e previdenciária.
As duas propostas têm raiz comum. Ela está na constatação de que o atual Congresso - flagrado em conluio com um tentacular esquema de propinas - perdeu legitimidade. Com o Planalto também paralisado pela crise, é de se esperar pouca receptividade para discussões mais profundas que lancem imediatamente alguma luz sobre o futuro.
Fonte: Zero Hora
Data: 08/08/05
|
|