ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CP: Cresce resistência à Super Receita

18/08/2005
Parlamentares e entidades representativas dos auditores e técnicos da Receita Federal e procuradores da Previdência Social participaram ontem de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a medida provisória (MP) que criou a Receita Federal do Brasil. O novo órgão, resultado da fusão das secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária, foi duramente criticado, sinalizando a dificuldade que o governo terá para aprovar a matéria no Congresso. De acordo com os deputados e os sindicalistas, o maior problema é o fato de a chamada Super Receita ter sido criada por MP e não por projeto de lei, que implicaria amplo debate com a sociedade. Ontem, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a suspensão da liminar que interrompeu o funcionamento da Super Receita. A AGU espera que o recurso apresentado ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, seja apreciado ainda hoje.
O secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, descartou ontem qualquer possibilidade de o governo retirar a MP do Congresso. Ele esteve presente à audiência realizada em sessão conjunta das comissões do Trabalho e de Finanças e Tributação na Câmara. Rachid discordou da avaliação dos parlamentares e dirigentes de sindicatos de que não havia necessidade de urgência na matéria, motivo para o governo editar a MP. Segundo ele, a iniciativa foi fundamental para não prejudicar o processo de transição das estruturas envolvidas na fusão.
Além da liminar que suspendeu o seu funcionamento, a Super Receita é contestada por meio de ações diretas de inconstitucionalidade (Adins), no Supremo Tribunal Federal (STF) e pela greve de técnicos da Receita. Advogados do governo já trabalham para recorrer da liminar. Rachid enfatizou que o processo de unificação das secretarias é complexo, com ações de médio e longo prazo. Fonte: Correio do Povo Data: 18/08/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br