ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

ZH: MP denuncia 20 pessoas por sonegação descoberta em CPI

30/08/2005
O Ministério Público Estadual (MP) entregou ontem à Assembléia Legislativa a conclusão das investigações sobre a CPI das Carnes, com a denúncia de mais dois empresários de um frigorífico de Santana do Livramento. O relatório referente a suspeitas de sonegação fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) denunciou ao todo 20 pessoas, de cinco empresas, totalizando R$ 18,1 milhões de prejuízos aos cofres do Estado.
O trabalho, entregue pessoalmente pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira, ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Iradir Pietroski (PTB), é fruto de ação conjunta do Ministério Público, da Assembléia Legislativa e da Secretaria da Fazenda.
A última denúncia investigada, segundo o promotor Aureo Gil Braga, foi contra os administradores do Frigorífico Rio Guaíba Ltda, de Santana do Livramento, César Luis Sbaraini e Raul Mauri Sbaraini. A Justiça já determinou a abertura de processo-crime contra os empresários. Eles foram denunciados pelo MP como autores de venda ilícita de carne, sem nota fiscal, e prática de fraudes junto ao Fundopem, causando um prejuízo de quase R$ 7 milhões.
Além disso, 12 imóveis e sete veículos dos empresários foram seqüestrados judicialmente. Em caso de condenação dos envolvidos, as propriedades passarão a pertencer ao Tesouro do Estado.
- É importante dizer à sociedade gaúcha que o Ministério Público se orgulha dos resultados apresentados - disse o procurador-geral.
Segundo o deputado Jerônimo Goergen (PP), que presidiu a CPI das Carnes, pela primeira vez na história houve diminuição do roubo de gado no Estado. Além disso, conforme Goergen, o abate clandestino de carne diminuiu 20% em relação ao último levantamento.

Contraponto O que dizem César Luis Sbaraini e Raul Mauri Sbaraini, do Frigorífico Rio Guaíba, denunciados pelo Ministério Público: O empresário Raul Mauri Sbaraini não foi encontrado pela reportagem. Já o advogado do administrador César Luiz Sbaraini, Renato Ucha Moreira, disse que vai verificar o teor das denúncias: "Entendemos não sermos devedores e não termos praticado qualquer ato ilícito contra o erário estadual. Em um momento de oportunidade, vamos nos manifestar sobre a matéria." Fonte: Zero Hora Data: 30/08/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br