ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

ZH: Editorial - O ônus da gasolina

22/09/2005
A decisão da Assembléia Legislativa de dar espaço a diferentes visões sobre o fato de a gasolina comercializada no Rio Grande do Sul ser tão cara significa uma perspectiva de solução para um problema que não pode colocar a competitividade do Estado em risco. Uma das razões óbvias apontadas por representantes do Procon e do comércio varejista para o alto preço foi a elevação da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a 29%, aprovada pela própria Assembléia. Daí a importância de os parlamentares se mostrarem sensíveis às conseqüências enfrentadas por quem é obrigado a se submeter a esses valores.
Infelizmente, a iniciativa das comissões de Economia e Desenvolvimento e de Assuntos Municipais não contou com a presença de representantes da Secretaria da Fazenda e das distribuidoras, que têm papel relevante na questão. A iniciativa, porém, serviu para reafirmar o quanto a tentativa de atenuar o déficit do setor público à custa de aumento de imposto pune o consumidor. A falta de concorrência, o frete e o custo do álcool anidro também contribuem para o valor elevado. Ainda assim, a particularidade de o Estado ter uma alíquota de ICMS sobre a gasolina inferior apenas à do Rio de Janeiro e à do Pará, calculada sobre o segundo maior valor presumido do país, tem um custo que não pode ser mantido por muito tempo.
A mesma Assembléia que avalizou a elevação do imposto sobre a gasolina, portanto, precisa ajudar a encontrar formas de conciliar todos os interesses envolvidos. Simultaneamente a esse esforço, é imprescindível que os órgãos de fiscalização atuem de forma incisiva para evitar que os abusos atinjam proporções ainda maiores.
Fonte: Zero Hora Data: 22/09/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br