Políbio Braga: Governo avisa aos grevistas da Secretaria da Fazenda que não vai ceder
24/10/2005
O Governo do RS está perplexo com a greve iniciada nesta sexta-feira pelos Agentes do Tesouro do Estado (ex-Auditores e ex-Fiscais) da Secretaria da Fazenda. "É uma greve incompreensível e inoportuna", avisou a esta página o Chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira.
. A Secretaria da Fazenda está em plena anistia fiscal, cuja primeira etapa, a mais delicada, encerrará dentro de uma semana, e além disto conclui a arrecadação de outubro. Este mês é de grande tensão para o Governo, porque sem a anistia não haveria dinheiro para pagar o funcionalismo.
. Os contribuintes e principalmente os importadores e exportadores já estão reclamando, mas a Secretaria da Fazenda não está parada. Os Técnicos do Tesouro e os Agentes do Tesouro que ocupam FGs (Funções Gratificadas) e CCs (Cargos em Comissão), estão dando conta do recado, facilitado pelas enormes listas de serviços já disponibilizados pela Internet, como é o caso da própria anistia fiscal.
. O que querem os Agentes do Tesouro do Estado ?
. "O que eles querem, nenhum Estado brasileiro concedeu ao seu pessoal da Fazenda, que é uma Secretaria da Receita, com autonomia administrativa e financeira", explicou Alberto Oliveira. O RS não fará concessão. Há menos de oito anos, no Governo Britto, ocorreu uma severa reforma na Secretaria da Fazenda. Britto unificou as funções de Auditor e Fiscal, categorias que eram água e vinho, como Brigada e Polícia Civil. Auditores e Fiscais se hostilizavam abertamente e chegavam a impedir a troca de dados entre seus computadores, prejudicando terrivelmente os interesses do RS.
. O Governo Rigotto vem ouvindo desde o início do mandato essas propostas dos Agentes do Tesouro do Estado, que na prática faria tudo voltar como era antes. Rigotto sabe disto. No que não é básico, fez concessões, como a criação do Fundo de Reaparelhamento da Secretaria da Fazenda e também a criação do Prêmio Produtividade, o que aumento o rendimento de todo mundo.
. A greve não faz uma só reivindicação de ordem salarial.
Greves na Secretaria da Fazenda e na Receita Federal já prejudicam empresas
Além da Secretaria da Fazenda do RS, também os Técnicos da Receita Federal estão em greve. Os Técnicos da Receita Federal estão parados há dois meses e anunciaram ontem, em nota enviada para esta página, que permanecerão em greve até o dia 30. O RS, que é o segundo maior exportador brasileiro e que já vinha tendo problemas devido à crise agrícola, passou a ter problemas seríssimos com as duas greves. O Deputado João Fischer avisou, ontem, a esta página, que dezenas de caminhões já estão parados na Estação Aduaneira de Novo Hamburgo. . As empresas atravessam um momento muito difícil no RS e as greves o serviço público estão prejudicando o setor produtivo.
Fonte: Políbio Braga
Data:21-10-05
|
|