Serviço público é repensado
25/10/2005
Entidades representativas dos servidores públicos promovem, até amanhã, na Capital, o seminário 'Repensando o nosso Serviço Público'. Com o objetivo de promover a qualificação da categoria e resgatar a confiança da comunidade, estão sendo abordados assuntos como assédio moral, reforma da Previdência e propostas para a solução da crise no serviço público estadual. O evento é promovido pelos sindicatos dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado (Sindispge), dos Técnicos-Científicos (Sintergs) e dos Técnicos do Tesouro do Estado (Afocefe).
Na semana alusiva ao Dia do Servidor Público, que será comemorado sexta-feira, o balanço feito pelas entidades de classe é de defasagem e evasão do quadro funcional. 'Falta abertura de concurso público em todo o Estado. E como o salário é baixo, muitos trabalhadores estão indo para a iniciativa privada ou prestando outros concursos', afirmou a diretora-presidente do Sindispge, Léia Aguiar. Uma das causas, acredita ela, seria a contratação excessiva de cargos de confiança.
A diretora do Sintergs, Nadja de Paula, criticou a reforma previdenciária e ressaltou que as entidades estão atentas às demandas que possam prejudicar o servidor. A reforma da Previdência é tema da palestra de hoje, no Centro Administrativo do Estado, a partir das 14h30min. Amanhã, será discutido o assédio moral no serviço público.
Fonte: Correio do Povo
Data: 25-10-05
|
|