ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

RBS TV - Carga Tributária: Tem como diminuir?

05/12/2005
Programa Bom Dia Rio Grande Entrevista: Carlos De Martini (Presidente do Afocefe - Sindicato)
Daniela Ungaretti (apresentadora) – Especialistas em administração tributária vão estar reunidos hoje em um seminário em Porto Alegre./ Em debate um dos temas que mais preocupa a sociedade: o peso dos impostos./ Qual o objetivo desse encontro?
Marcelo Magalhães (repórter) – Além de analisar as taxas de juros e o endividamento do Estado e municípios os participantes do debate vão apresentar sujestões e teses de como ter um melhor controle do dinheiro público. Hoje qual é opeso dos impostos no bolso dos brasileiros?
Carlos De Martini Duarte (presidente AFOCEFE) :O peso é brutal. A concentração dos impostos tanto da União, como dos Estados e municípios sob o bolso dos contribuintes chega a quase 36% do PIB. Se levarmos em conta se nas questões de educação, segurança e saneamento básico não são contempladas por esses entes, isto se torna brutal sobre os contribuintes brasileiros.
Marcelo Magalhães (repórter): Muitos governos falam em aumentar a arrecadação combatendo a sonegação. Por que essa medida na prática não é eficiente?
Carlos De Martini Duarte (presidente AFOCEFE): Na verdade não se faz um combate eficaz a sonegação. A sonegação tem que ser combatida de uma maneira ostensiva, preventiva, com atendimento fazendário, com turmas volantes, com postos fiscais atuando, o que não está sendo realizado nesse Estado.
Marcelo Magalhães (repórter): O principal o principal obstáculo para o crescimento do país? É correto colocar a culpa apenas nas taxas de juros e no câmbio?
Carlos De Martini Duarte (presidente AFOCEFE): Não. Não seria correto. A eficiência do poder público também é algo que nós poderíamos contestar.
Marcelo Magalhães (repórter): O que é preciso para melhorar a qualidade do serviço público?
Carlos De Martini Duarte (presidente AFOCEFE) : Profissionalização. Sem dúvida alguma nós temos problemas de gestão. Aqui na Secretaria da Fazenda por exemplo, tivemos um movimento paredista das categorias que dominam a gestão fazendária. E olhem só que questão curiosa: aumentou a arrecadação de maneira histórica de ICMS no Estado.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br