ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Denise Nunes: IPEA DESCARTA REPACTUAÇÃO DAS DÍVIDAS

06/01/2006
A briga dos governadores pela repactuação das dívidas estaduais com a União recebeu um parecer contrário ontem, no estudo 'Federalismo e endividamento subnacional: uma discussão sobre a sustentabilidade da dívida estadual e municipal', assinado pelos pesquisadores Fábio Giambiagi e Mônica Mora, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ainda que o Ipea não tenha poder decisório no assunto, é vinculado ao Ministério do Planejamento e, portanto, órgão oficial do governo. No trabalho, os pesquisadores concluem que, com exceção de Alagoas e do Rio Grande do Sul, os estados conseguirão cumprir os contratos e quitar as dívidas em prazos de 30 a 40 anos e enquadrar até 2016 a dívida líquida nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de até duas vezes a receita líquida de 12 meses. Os pesquisadores vão mais longe: a variação de 1,22% no controvertido IGP-DI - que corrige a dívida e que os governadores querem que seja substituído pelo IPCA -, a menor da história do índice, dará fôlego aos estados, inclusive para investimentos.
MANUTENÇÃO O objetivo do trabalho foi diagnosticar a situação de estados e municípios e fazer sugestões. Pois a recomendação final é pela manutenção das condições atuais dos contratos. Inclusive para Alagoas e Rio Grande do Sul. 'Nos dois a situação é mais complicada mas não é tão grave', diz Mônica Mora.
OS PIORES Segundo o estudo, só a cidade de São Paulo tem situação mais delicada do que Alagoas e Rio Grande do Sul, que reúnem os piores indicadores fiscais entre os estados. A sugestão é que São Paulo receba tratamento diferenciado dos demais municípios e migre para as regras que regem os contratos estaduais.
Fonte: Correio do Povo Data:06-01-06

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br