Afocefe apresenta projeto à entidades do funcionalismo
21/03/2006
Nesta segunda-feira, 20, o Afocefe Sindicato, apresentou na Assembléia Geral Extraordinária da União Gaúcha, que reúne 28 entidades do funcionalismo estadual, um estudo que expõe a situação financeira do Estado. No trabalho é demonstrado graficamente como as ações da Secretaria da Fazenda contribuem para o caos financeiro do Estado, como o fechamento das repartições fazendárias e adoção de mecanismos de fiscalização que favorecem a sonegação.
Com a atual situação, o Sindicato prevê, para os próximos períodos, que o déficit gaúcho tem a tendência de continuar aumentando, devido a crescente demanda social. Para 2006, há previsão de queda do ICMS, aumentando o déficit orçamentário de R$ 1,5 para 2 bilhões. A situação tende a se agravar ainda mais no ano de 2007, com o fim da majoração das alíquotas de combustíveis, energia elétrica e comunicações.
A proposta do Afocefe apresentada à União Gaúcha sugere o fortalecimento da presença do Estado no combate à sonegação através do aumento da fiscalização ostensiva, em contraponto a chamada fiscalização de gabinete defendida pelas elites corporativas da Secretaria da Fazenda.
As entidades participantes do encontro discutiram também a solicitação do presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais (Sintaf/RS), Carlos Agostini, para que a direção da União Gaúcha suspendesse a realização da apresentação do estudo.
|
|