ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Relatório da CPI aponta cartelização

21/03/2006
Documento aponta ainda adulteração de combustíveis, sonegação fiscal e indiciamento de sete pessoas
Um relatório com 341 páginas e 21 volumes indicaram evidências de cartelização de preços, adulteração de combustíveis, sonegação fiscal e indiciamento de sete pessoas. Essas foram as principais conclusões do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis da Assembléia Legislativa. O documento foi apresentado ontem pela relatora, deputada Leila Fetter (PP).
O texto, que contém na íntegra a transcrição dos mais de cem depoimentos dados à CPI, será apreciado e votado às 11h de quinta-feira no plenarinho do Legislativo. São necessários sete votos favoráveis para aprovar o relatório. Caso seja aprovado, o texto segue para apreciação em plenário. O relatório será encaminhado, ainda, ao Ministério Público estadual e ao governo do Estado.
'Existem evidências da combinação de preços praticados por distribuidoras e até por revendedores em alguns municípios', declarou Leila. O texto aponta as cidades de Canoas, Caçapava do Sul, Uruguaiana, Bento Gonçalves e Santa Rosa como as praças com maior índice de adulteração no RS. Com acesso a mais de 30 mil ligações telefônicas cedidas pelo MP e com base nos depoimentos, a deputada indiciou sete pessoas. Elas são citadas como envolvidas em denúncias de pagamento de propina em troca de lobby para obter a inscrição estadual para a empresa paranaense Sercon comercializar álcool no Estado. O presidente da CPI, deputado Kanan Buz (PMDB), disse que não ficou comprovado o envolvimento direto do secretário estadual da Habitação, Alceu Moreira, no caso Sercon. O relatório apenas aponta Moreira como conhecedor do esquema.
O relatório da deputada recomenda ainda que a Secretaria Estadual da Fazenda se preocupe mais com a fiscalização do setor. 'Esse trabalho vem sendo feito fundamentalmente pelo Ministério Público', ressaltou a parlamentar no seu relatório. Leila Fetter entende que a maior vitória da CPI foi a redução do preço da gasolina de R$ 2,88 para R$ 2,76.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br