ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Estado adota novo modelo de contracheque

30/03/2006
Desde ontem, cerca de 250 mil servidores estaduais estão recebendo um novo modelo de contracheque. A partir de agora, cada funcionário público passará a ter um único número de identificação, um sistema integrado que vai substituir os atuais cadastros de matrículas.
A mudança acaba com a emissão de mais de um contracheque para servidores com mais de uma matrícula. Com isso, todas as informações sobre vencimentos, benefícios e descontos do funcionário vão estar reunidos num único documento. Pensionistas e servidores ativos e inativos da administração direta do Executivo e do Tribunal de Contas do Estado estão no novo sistema.
Trata-se da primeira fase de implantação do programa Recursos Humanos do Estado (RHE), que vinha sendo elaborado há dois anos. De acordo com o diretor do departamento de despesa pública da Secretaria da Fazenda, Sérgio Rotta, o Estado passará a ter uma real dimensão de seus recursos humanos, aumentando a capacidade de gerenciamento de pessoal. Além disso, o sistema permitirá a racionalização de processos e o controle automatizado da concessão de benefícios ao funcionalismo.
Nesta primeira fase, o sistema será o responsável pelo gerenciamento de R$ 412 milhões mensais. Ao final da implantação do programa, o RHE irá gerenciar um fluxo de R$ 700 milhões ao mês, valor total dos gastos com pessoal.

Saiba mais
Quem é atingido pela mudança? Num primeiro momento, o novo contracheque chegará aos pensionistas e servidores ativos e inativos da administração direta do Executivo e do Tribunal de Contas do Estado. Funcionários que até hoje recebiam mais de um contracheque por ter mais de uma matrícula passam a ganhar apenas um documento com todos os dados financeiros. Administração indireta e demais poderes fazem parte da segunda fase da implantação do sistema, que deve ocorrer até o final do ano.
O que muda para o servidor? O funcionário público passará a ter um único número de identificação. Com o registro, o funcionário poderá consultar no portal do servidor (www.servidor.rs.gov.br) suas informações funcionais.
Quais as vantagens para o Estado? O Estado terá um cadastro único para todos os servidores públicos, facilitando o gerenciamento dos recursos humanos e unificando os diversos sistemas de banco de dados e de emissão de folha de pagamento. O novo sistema reduz os lançamentos manuais em folha de pagamento e aumenta o controle sobre a concessão e a baixa de benefícios, como o abono-família.
Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br