Estado adota novo modelo de contracheque
30/03/2006
Desde ontem, cerca de 250 mil servidores estaduais estão recebendo um novo modelo de contracheque. A partir de agora, cada funcionário público passará a ter um único número de identificação, um sistema integrado que vai substituir os atuais cadastros de matrículas.
A mudança acaba com a emissão de mais de um contracheque para servidores com mais de uma matrícula. Com isso, todas as informações sobre vencimentos, benefícios e descontos do funcionário vão estar reunidos num único documento. Pensionistas e servidores ativos e inativos da administração direta do Executivo e do Tribunal de Contas do Estado estão no novo sistema.
Trata-se da primeira fase de implantação do programa Recursos Humanos do Estado (RHE), que vinha sendo elaborado há dois anos. De acordo com o diretor do departamento de despesa pública da Secretaria da Fazenda, Sérgio Rotta, o Estado passará a ter uma real dimensão de seus recursos humanos, aumentando a capacidade de gerenciamento de pessoal. Além disso, o sistema permitirá a racionalização de processos e o controle automatizado da concessão de benefícios ao funcionalismo.
Nesta primeira fase, o sistema será o responsável pelo gerenciamento de R$ 412 milhões mensais. Ao final da implantação do programa, o RHE irá gerenciar um fluxo de R$ 700 milhões ao mês, valor total dos gastos com pessoal.
Saiba mais
Quem é atingido pela mudança?
Num primeiro momento, o novo contracheque chegará aos pensionistas e servidores ativos e inativos da administração direta do Executivo e do Tribunal de Contas do Estado. Funcionários que até hoje recebiam mais de um contracheque por ter mais de uma matrícula passam a ganhar apenas um documento com todos os dados financeiros. Administração indireta e demais poderes fazem parte da segunda fase da implantação do sistema, que deve ocorrer até o final do ano.
O que muda para o servidor?
O funcionário público passará a ter um único número de identificação. Com o registro, o funcionário poderá consultar no portal do servidor (www.servidor.rs.gov.br) suas informações funcionais.
Quais as vantagens para o Estado?
O Estado terá um cadastro único para todos os servidores públicos, facilitando o gerenciamento dos recursos humanos e unificando os diversos sistemas de banco de dados e de emissão de folha de pagamento. O novo sistema reduz os lançamentos manuais em folha de pagamento e aumenta o controle sobre a concessão e a baixa de benefícios, como o abono-família.
Fonte: Zero Hora
|
|