Agenda Estratégica define 11 temas principais
27/04/2006
O desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul deverá ser pautado, nos próximos 15 anos, por 11 temas definidos como prioridade na Agenda Estratégica RS 2006-2020. O estímulo às exportações, com ênfase no aumento do valor agregado, é uma das ações previstas para promover o desenvolvimento do mercado. Outro ponto destacado pela Agenda é o desenvolvimento regional, que deve ser assegurado a partir de um planejamento estratégico, com participação social.
Inovação e tecnologia também são apontadas como prioridade para o crescimento do Estado. Criação de pólos de desenvolvimento com ênfase em tecnologias inovadoras, maior integração entre empresas, instituições de pesquisa e universidades em tecnologia de ponta e execução de políticas públicas de fomento e incentivo à pesquisa foram os instrumentos indicados pela Agenda.
A gestão pública deverá ser aperfeiçoada por meio da modernização e do aumento da eficiência, mas também precisará envolver a redução da carga tributária. Instituir um sistema de monitoramento da sociedade, para garantir transparência, é mais uma recomendação. Implantar regras ambientais claras, que equilibrem a necessidade de preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social, é outra meta a ser alcançada pelo Estado.
Na área da saúde, são propostas ações de planejamento familiar e de redução da mortalidade infantil, além de um plano voltado à prevenção. A ampliação da rede de escolas públicas com tempo integral e um novo modelo de Ensino Fundamental e Médio são algumas das iniciativas previstas para a educação.
Promover a cidadania e a responsabilidade social e preservar um ambiente institucional e regulatório, com o cumprimento e estabilidade das regras, são outros temas. A disponibilidade de recursos financeiros, incentivando a poupança pública e privada, e a melhoria e expansão da infra-estrutura, via parcerias público-privadas, concluem a lista.
|
|