UNIÃO GAÚCHA ELEGE NOVA COORDENAÇÃO
08/05/2006
A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, ao comemorar seu primeiro aniversário, nesta segunda-feira (08/05), elegeu sua nova diretoria e lançou o site da entidade. Com a presença de todas as 28 entidades de servidores públicos que compõem a União Gaúcha, a nova coordenação foi escolhida por aclamação ficando assim composta:
- Coordenadora: Denise Oliveira Cezar, Presidenta da Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul (AJURIS);
- Vice-coordenador: Paulo Sebastião Gonçalves Olympio, representante da FASP/RS;
- Secretária-Geral: Léia Rodrigues de Aguiar, Diretora-Presidenta do Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (SINDISPGE/RS);
- Tesoureiro: Itacir Todero, Diretor para Assuntos Sindicais do Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado do RS (AFOCEFE Sindicato).
Para o Conselho Fiscal foram eleitos: a presidente do Sindicato dos Técnicos Científicos do Estado, Nádja de Paula, o representante do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais do Estado, Artur Desessards Júnior, e o Presidente do Centro dos Auditores Públicos do Estado do RS, Roberto Sanchotene. Na Suplência do Conselho Fiscal, foram eleitas, Adriana Nunes Wolffenbuttel, do Sindicado dos Servidores do Instituto de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul e de Júlia Camargo, presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul.
A União Gaúcha, criada em 08 de maio de 2005, congrega vinte e oito Entidades representantes de servidores públicos estaduais e tem por objetivo demonstrar a importância do servidor público para a prestação do serviço público, nos seus três eixos: Legislativo, Executivo e Judiciário, pois não há como prestar educação, segurança, saúde e justiça sem servidor público habilitado profissionalmente, em número suficiente e tendo sua dignidade respeitada.
A crise do Estado do Rio Grande do Sul, um dos temas abordados pela Entidade é entendida como mais fomentada por segmentos da sociedade que têm interesse no lucro e desejam abocanhar os serviços hoje prestados pelo Estado e que este aplique dinheiro público em infra-estrutura para que o capital gere lucros privados e proteja as grandes empresas através de renúncias e incentivos fiscais e outras criações e esta, não será resolvida com fórmulas simplistas de gestão.
Para fazer frente a esse desafio foi criado esta Entidade, que, com reuniões semanais, formação de comissões para trabalhos específicos, promoção de seminários, realização de atos públicos, audiências com autoridades, discussão com parlamentares, etc., vem colecionando importantes conquistas.
Dentre as metas para esta nova gestão, destacam-se:
- Demonstrar à sociedade a importância do servidor público para o incremento do bem-estar social;
- Submeter à permanente vigilância os repasses dos índices legais pelo governo ao Fundo de Assistência à Saúde;
- Exigir o cumprimento dos precatórios vergonhosamente negligenciado pelo poder público;
- Fiscalizar a prestação de serviços por profissionais e instituições credenciados pelo IPERGS a segurados deste;
- Lutar para que o provimento de cargos públicos seja efetuado por concurso público, entre outras.
Na transmissão do cargo, o coordenador da União Gaúcha no período 2004-2005, desembargador Carlos Rafael dos Santos Júnior, entregou um relatório das atividades, destacando o trabalho unido de todas as entidades em favor do mesmo objetivo, a previdência social, e fez um agradecimento especial ao desembargador José Aquino Flôres de Camargo, um dos fundadores da União.
A nova coordenadora e presidente da AJURIS, Denise Oliveira Cezar, em seu pronunciamento de posse destacou o espaço político que a União ocupa junto às autoridades políticas e na mídia. “O trabalho da União Gaúcha é a garantia de sucesso da permanência do projeto de investimento para manter um ideal que assegure confiança no futuro da sociedade rio-grandense e mantenha uma estrutura de Estado forte, atendendo as necessidades básicas de todo cidadão”.
Ao final da Assembléia foi apresentado o site da entidade, que contém as atividades da União Gaúcha, os projetos de lei relacionados ao Instituto de Previdência do Estado, links para as entidades participantes e espaço para publicação de artigos. A União Gaúcha pode ser acessada pelo endereço: www.uniaogaucha.org.
|
|