ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

REUNIÃO NO DEPARTAMENTO DA RECEITA

11/05/2006
A diretoria do AFOCEFE-Sindicato esteve reunida com o diretor do Departamento da Receita Pública Estadual (DRPE), senhor Luis Antônio Bins, para cobrar o reaparelhamento da Secretaria da Fazenda, a atuação do Batalhão Fazendário, a reativação das repartições, questões relativas ao Termo de Infração (TIT) e ao corporativismo praticado em sua gestão. Na reunião, o diretor do DRPE afirmou que a Fazenda, ao longo do tempo, vem perdendo muito no orçamento do Estado e que a esperança é o Fundo de Reaparelhamento, mas que, dentro das possibilidades, vem tentando equipar seu Departamento, já tendo solicitado ao Secretário da pasta, em caráter emergencial, a compra de viaturas para o trânsito de mercadorias, a reforma de escritórios e dos Postos Fiscais de Vacaria e Irai e a construção de posto fiscal em Aratiba. Disse que o gabinete do Secretário da Fazenda está tratando com órgão federal, responsável pelas obras da BR 101, a adequação das instalações do Posto Fiscal de Torres, de maneira a preservar suas atividades. Ainda, com relação a questão de recursos para a Fazenda, enfatizou não acreditar que as perdas orçamentárias se devam ao fato do orçamento – expurgado pelo corporativismo – não mais esteja sendo elaborado por órgão fazendário.
Sobre o Batalhão Fazendário, o senhor Bins relatou que manteve contato com o comando e que recebeu garantia de que os policiais militares voltariam a atuar unicamente para oferecer segurança aos Técnicos do Tesouro (TTE) em serviço na fiscalização do trânsito de mercadorias.
Relativamente a medidas de natureza corporativista em sua gestão, o senhor Bins alega, que até o final de junho próximo, o sistema voltará a permitir a aproveitamento de cópia de termo para a lavratura de outro, com recursos que dificultem a ocorrência de erros no preenchimento do documento. Destacou que a Ordem de Serviço 03/06, de sua autoria, não visa atender interesses da corporação da qual faz parte, mas que é preciso descaracterizar a constituição do crédito tributário pelos TTE através do TIT, em face de algumas decisões judiciais favoráveis aos contribuintes. Sobre a inclusão da constituição do crédito tributário no trânsito de mercadoria na lei que trata das atribuições dos Técnicos do Tesouro, o senhor Bins disse: “... se vocês conseguirem, tudo bem”. Argüido pela diretoria do Sindicato, o diretor da Receita admite que é favorável a criação de órgão autônomo de administração tributária no Estado, mas com limitações, restrita a autonomia administrativa, funcional e financeira. É também a favor do fechamento de repartições fazendárias, mas que algumas, cujo fechamento foi decidido, permanecerão temporariamente funcionando, até que posteriormente serão definitivamente desativadas.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br