ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Prefeitos aprovam duas propostas contra crise

30/05/2006
Representantes de prefeitos e vereadores gaúchos apresentaram ontem, em mais um seminário do Pacto pelo Rio Grande, sugestões para enfrentar a crise financeira. Foram apontados dois temas de convergência: a necessidade da criação de fundo previdenciário para novos servidores públicos e a revisão do pacto federativo.
O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado e prefeito de Ibirubá, Mauri Eduardo de Barros Heinrich, defendeu a revisão do pacto federativo, o combate à sonegação tributária e a instituição de conselhos deliberativos para gestão partilhada entre Estado e municípios. Ele sugeriu ainda o incentivo à iniciativa privada nas parcerias para investimentos, geração de emprego, renda e ações sociais e a definição de política voltada ao desenvolvimento igualitário das regiões.
A realização do 'Dia pelo Pacto' nos municípios foi a principal sugestão do assessor jurídico da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, Paulo Rogério Miranda. Segundo ele, para se conseguir o desenvolvimento estadual é preciso permitir que o debate chegue à população. Miranda propôs também a criação de comissões especiais nas câmaras para debater o tema.
O representante da Associação Gaúcha Municipalista (AGM) e prefeito de Gravataí, Sérgio Stasinski, propôs a criação de comitê federativo, formado pelas associações e entidades municipais e pelo Executivo, para discutir as políticas do Estado. Stasinski salientou ainda que as prefeituras estão assumindo mais responsabilidades e tendo participação reduzida nos tributos. O ex-secretário estadual da Fazenda Orion Cabral acredita que é preciso conhecer a crise para resolvê-la. 'Somente assim o projeto poderá ajudar a identificar os problemas e apontar as soluções', disse o ex-secretário, que também representou a AGM no seminário.
Foi o primeiro encontro que contou com apresentação de vídeo com os dados sobre a crise financeira estrutural do Estado e o crescimento do déficit nos últimos 30 anos. Amanhã, às 11h, será realizada reunião para analisar a viabilidade da criação do 'Dia pelo Pacto' em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

Fonte: Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br