IPE lança os cartões magnéticos
22/06/2006
As tradicionais carteiras de papel do IPE-Saúde, a partir de hoje, dão lugar a cartões magnéticos. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Previdência do Estado (IPE) e o Banrisul. Com a informatização dos serviços, usuários - exceto estudantes e pensionistas - não precisarão mais se dirigir até o instituto anualmente para renovar a carteira. O lançamento oficial do cartão ocorreu ontem, no Palácio Piratini, quando o presidente do IPE, Otomar Vivian, fez a entrega simbólica dos primeiros cartões ao governador Germano Rigotto e a autoridades presentes, como o secretário da Administração, Pedro Kenne.
Segundo Otomar, a iniciativa visa à qualificação do atendimento ao segurado e ao controle dos serviços prestados. 'É mais um passo que o IPE dá, seguindo a linha de modernização e de fortalecimento', afirmou. Ele estima que, dentro de dez a 15 dias, os 917 mil segurados irão receber o novo cartão magnético em casa.
As carteiras atuais serão substituídas pelos cartões quando perderem a validade. Em caso de troca de endereço, o usuário deve ir até uma agência do IPE. Após, o cartão será enviado para a residência do segurado. No dia da revalidação, ele receberá uma carteira provisória, com duração de 30 dias, o que garantirá o atendimento até a chegada do cartão. As senhas não sofrerão alterações, a menos que seja da vontade do usuário, que, nesse caso, poderá utilizar o site do IPE (www.ipe.rs.gov.br) ou ir a qualquer agência do instituto.
Com o cartão, as informações sobre as contribuições poderão ser obtidas de forma integrada, e os profissionais e as instituições credenciados passarão a consultar on-line os sistemas, no ato do atendimento. Diariamente, eram expedidas no IPE 3 mil carteiras.
Em breve, será feito o controle das internações com a utilização do cartão magnético. A medida proporcionará o mapeamento de leitos ocupados na rede credenciada. Os casos de falecimentos serão registrados automaticamente. A intenção é, no futuro, criar um cartão único, com chip, para os usuários correntistas do Banrisul.
Fonte: Correio do Povo
|
|