ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Região da Serra sugere fim de incentivos fiscais e controle de gastos

03/07/2006
Por: Marcela Santos e Marta Sfreddo / Agência de Notícias Assembléia Legislativa
Encontro ocorreu no Centro de Cultura de Caxias do Sul Racionalização dos gastos com a máquina pública, fim dos incentivos e ajuste fiscal, solidariedade entre os poderes e qualificação do servidores públicos foram as principais sugestões apontadas no terceiro seminário regional do Pacto pelo Rio Grande, realizado na tarde desta sexta-feira (30), em Caxias do Sul. O encontro, que ratificou propostas apresentadas em reuniões anteriores, contou com o apoio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) da Macrorregião Nordeste. Os participantes refletiram e deram suas contribuições para os três temas propostos pelo projeto: déficit estrutural e crise financeira, modernização da gestão pública e estratégias de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O coordenador executivo do projeto, deputado Cézar Busatto (PPS), salientou a qualidade das contribuições. Busatto destacou outros temas que foram abordados no debate, como apoio às pequenas e médias empresas e à economia solidária, integração das estruturas e projetos do Estado e maior participação da comunidade nas decisões de governo. “São todos temas fortes e recorrentes em torno dos quais vamos buscar a convergência”, avaliou.
Na abertura do encontro, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Záchia (PMDB), destacou a importância da regionalização dos seminários do Pacto pelo Rio Grande, já que, segundo ele, são nesses encontros que os objetivos do projeto irão se tornar realidade. “A participação das comunidades é fundamental nesta discussão, e o Parlamento gaúcho cumpre seu papel de porta-voz da sociedade, através de um consenso de forças na busca de soluções para a crise do Estado.”, disse Záchia. O presidente lembrou ainda da importância do envolvimento dos partidos com assento no Legislativo. “Diversos segmentos estão engajados com o projeto e dando suas contribuições. O Rio Grande precisa da generosidade e do desprendimento de todos para garantir a governabilidade do Estado”, completou.
O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), disse que a Assembléia Legislativa, ao propor este debate, cumpre com seu papel político. “Quando a sociedade não tem um desenvolvimento harmonioso, algumas regiões são penalizadas, porque outras estão deprimidas. Um pacto requer responsabilidade política e deve estar focado no que realmente constrói. Esta é uma oportunidade de superação”, ressaltou. Sartori destacou também a pluralidade dos participantes do projeto.
Para o secretário executivo do Corede Serra, José Antônio Adamoli, o pacto pressupõe comprometimento. “O Rio Grande precisa que o coletivo seja mais importante que o indivíduo, o conteúdo mais importante que o rótulo e que o bem comum esteja acima de interesses político-partidários. “O pacto é um compromisso de pessoas de partidos diferentes que estendem a mão e juntos constróem um Rio Grande melhor”, acentuou. Adamoli disse que a região possui excelentes indicadores de desenvolvimento, no entanto, também tem seus problemas, especialmente na área de infra-estrutura. “Precisamos de um plano para todo o Estado e que os candidatos a governador se comprometam com o pacto”, finalizou.
Também participaram do encontro os deputados Kalil Sehbe (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB), Raul Pont (PT) e Ruy Pauletti (PSDB), José Ivo Sartori (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Pedro Incerti (PDT), o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, secretários municipais, prefeitos e vereadores da região e comunidade em geral

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br