Zerar déficit é grande desafio
04/07/2006
Encontrar o equilíbrio orçamentário é um ideal de governadores gaúchos desde 1970. Segundo estatísticas levantadas pelo Pacto pelo Rio Grande, 1989 foi o único ano no qual os gastos ficaram abaixo da receita total do Estado.
De acordo com o especialista em finanças públicas Darcy Carvalho dos Santos, a exceção são os três anos que tiveram resultado positivo em razão da venda de patrimônio público durante o governo Antônio Britto (então no PMDB).
- Os valores obtidos em 1989 se explicam pelas altas receitas recebidas pelo governo estadual e a inflação existente no período - afirma.
Para combater a crise estrutural que consome as finanças estaduais, o especialista sustenta que é preciso congelar as despesas e garantir receitas acima da inflação de cada período. O principal problema é a folha de pagamento que, mesmo sem reajustes salariais, cresce cerca de 3% ao ano.
- O governo não repassa os valores assegurados na Constituição para saúde e educação para não aumentar o déficit. Só medidas fortes trarão a solução - explica Santos.
O que é equilíbrio orçamentário
Os gastos do governo com manutenção, pessoal e investimentos devem ser inferiores ou equivalentes ao total arrecadado.
Déficit orçamentário no Estado em 2005
Cerca de R$ 755 milhões.
Zero Hora
|
|