ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Zerar déficit é grande desafio

04/07/2006
Encontrar o equilíbrio orçamentário é um ideal de governadores gaúchos desde 1970. Segundo estatísticas levantadas pelo Pacto pelo Rio Grande, 1989 foi o único ano no qual os gastos ficaram abaixo da receita total do Estado.
De acordo com o especialista em finanças públicas Darcy Carvalho dos Santos, a exceção são os três anos que tiveram resultado positivo em razão da venda de patrimônio público durante o governo Antônio Britto (então no PMDB).
- Os valores obtidos em 1989 se explicam pelas altas receitas recebidas pelo governo estadual e a inflação existente no período - afirma.
Para combater a crise estrutural que consome as finanças estaduais, o especialista sustenta que é preciso congelar as despesas e garantir receitas acima da inflação de cada período. O principal problema é a folha de pagamento que, mesmo sem reajustes salariais, cresce cerca de 3% ao ano.
- O governo não repassa os valores assegurados na Constituição para saúde e educação para não aumentar o déficit. Só medidas fortes trarão a solução - explica Santos.

O que é equilíbrio orçamentário Os gastos do governo com manutenção, pessoal e investimentos devem ser inferiores ou equivalentes ao total arrecadado. Déficit orçamentário no Estado em 2005 Cerca de R$ 755 milhões. Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br