ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Emenda do Pacto chega ao impasse

13/07/2006
O dia de ontem na Assembléia Legislativa foi marcado por discussões e pela falta de consenso em torno das propostas do Pacto pelo Rio Grande. Emenda apontando soluções para a crise financeira do Estado à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não foi apresentada devido a resistências de parlamentares. Os debates em busca de acordo quanto ao estabelecimento de medidas duras, porém necessárias para viabilizar o caixa, foram intensificados ontem, sem sucesso. 'É hora de a Assembléia se consagrar ou se desmoralizar e, pelo que estamos vendo, deputados optarão pela segunda alternativa. Sem abrir mão de benefícios, não há Pacto', desabafou o coordenador executivo do projeto, Cézar Busatto, após sair abatido de reunião que durou mais de quatro horas. Ele não descartou encaminhar a emenda do Pacto hoje, à Comissão de Finanças, sem o aval de todos. 'É uma possibilidade. Se o preço for este, terá que ser pago', lamentou Busatto. Segundo Raul Pont, do PT, o consenso não deverá ocorrer. 'Não estou vendo saída. Na falta de unanimidade, temos que buscar a maioria', disse.
Os deputados discutiram muito sobre a necessidade de ceder em pontos como o congelamento dos orçamentos dos poderes, estabelecimento de teto salarial para os servidores públicos e a manutenção do aumento do ICMS sobre combustíveis, energia e telecomunicações, que geraram receita adicional de R$ 400 milhões e que terminará em 31 de dezembro.
Pela manhã, deputados estiveram com representantes dos poderes, mas não houve avanços. O presidente da Assembléia, Luiz Fernando Záchia, salientou que não aceitaram a proposta de congelar os orçamentos. 'O pedido dos poderes era de reajuste de 10%, mas estamos conseguindo reduzir o índice para 2,5% a 3%. Mesmo que sejam diminuídos gastos com custeio e investimentos, os poderes alegam o crescimento vegetativo da folha de pessoal', disse.
Em função do impasse entre parlamentares, a votação da emenda do Pacto na comissão, marcada para às 14h30min de ontem, acabou transferida para hoje, às 10h. Assim, a LDO que seria apreciada às 15h, em plenário, também foi adiada, possibilitando mais tempo para discussões. Záchia garantiu que o prazo constitucional de encaminhamento da LDO ao Executivo, que terminará no sábado, será respeitado.

Fonte: Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br