ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Pacto tem apoio de sete candidatos

18/07/2006
Apenas Alceu Collares, Guilherme Giordano e Roberto Robaina não se comprometeram com as medidas aprovadas pela Assembléia Legislativa para tentar amenizar a crise financeira do Estado
Se depender de sete dos 10 candidatos a governador, as noites insones dos organizadores do Pacto pelo Rio Grande não serão um esforço em vão. Apenas Alceu Collares (PDT), Roberto Robaina (P-Sol) e Guilherme Giordano (PCO) não se comprometem com as soluções encontradas para a crise financeira do Estado.
Os três rechaçam as propostas aprovadas na quinta-feira pela Assembléia. No grupo favorável às restrições incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o governador Germano Rigotto (PMDB) assegura que vai acatar todas as decisões na elaboração do Orçamento de 2007 se for reeleito.
- Essas medidas são o início de um processo de enfrentamento de um déficit estrutural. Mas são necessárias outras, como a renegociação das dívidas com a União - avalia o peemedebista.
Para a deputada Yeda Crusius (PSDB), a emenda garante a governabilidade a curto prazo. Yeda interpreta como conseqüência imediata do Pacto um choque cultural entre os poderes que permite a redução de gastos.
Collares diz que Pacto é interferência no governo
O ex-governador Olívio Dutra (PT) considera um "bom início" as soluções encontradas pelos deputados. O fim da anistia fiscal foi um dos pontos elogiados por Olívio, que aponta um desequilíbrio na matriz tributária do Estado.
Candidato do PP, Francisco Turra alerta que a redução de incentivos fiscais poderá servir de "colírio" para outros Estados que disputam a atração de empresas:
- Sou a favor da medida, mas é preciso encontrar outros caminhos para chamar investimentos.
O time que elenca as críticas se concentra no potencial de arrocho salarial dos servidores que as restrições aprovadas poderiam acarretar.
- Consideramos que o governador deva vetar o Pacto - afirma Collares.
O presidente do Tribunal de Justiça, Marco Antônio Barbosa Leal, recebeu ontem a solidariedade de Collares, que deu respaldo aos argumentos do Judiciário. Collares classificou o Pacto como uma interferência no próximo governo. A opinião dos candidatos sobre o Pacto PDT Alceu Collares "Estão fazendo uma intervenção no futuro governo. A LDO tem eficácia anual, não pode ter eficácia de quatro anos." PSB Beto Grill "Estou de acordo com todas as propostas. Pretendo colocá-las em prática e aprofundá-las. A palavra-chave é austeridade. É preciso combater a sonegação." Partido Verde Edison Pereira "O Pacto deveria ter sido elaborado no início do governo. De certa forma, é oportunista. Como já está feito, consideramos que todos têm de fazer sacrifícios." PP Francisco Turra "O Pacto mostrou ineditismo, coragem para ousar. O próximo governante terá um norte para se guiar. É preciso cortar onde for necessário." PMDB Germano Rigotto "Procurei não intervir, mas sempre disse que acataria. O pacto está buscando ter a certeza de que o déficit estrutural será enfrentado." PCO Guilherme Giordano "Somos contrários, isso é uma farsa. O trabalhador vai pagar o pato do Pacto, terão de abrir mão ainda mais dos seus direitos." PT Olívio Dutra "É um bom passo dado. É um entendimento para que se traga rigor na construção do Orçamento. Mas não se pode confundir investimentos na máquina pública com despesa." PSDC Pedro Couto "O Pacto propõe medidas que são o espelho do meu plano de governo. Espero que todos cumpram com a sua parte para em todos os poderes." PSOL Roberto Robaina "O Pacto não será cumprido se eu for eleito. A essência desse Pacto é o arrocho dos salários da base do funcionalismo." PSDB Yeda Crusius "O maior mérito do Pacto foi escancarar a crise fiscal. A Assembléia gerou um choque cultural em outros poderes, que nunca se sentiram responsáveis pela situação."
Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br