Municípios defendem redução dos gastos públicos
24/07/2006
Por: Mirella Poyastro / Agência de Notícias
Gaúchos votam propostas para o RS
A redução e controle dos gastos públicos deverá ser apontada como consenso pelas comunidades de algumas cidades da Macrorregião Nordeste do Estado que aderiram ao Dia do Pacto. Este e outros temas estão sendo debatidos nesta segunda-feira (24) em várias câmaras de vereadores em audiências públicas sugeridas pela coordenação do Pacto pelo Rio Grande da Assembléia Legislativa. Na ocasião, os representantes das comunidades discutem e votam alternativas para tirar o Estado da crise estrutural e financeira em que está. Até agora, o primeiro item da cédula de votação é o que chama a atenção das pessoas: controlar as contas públicas – gastar só o que arrecada.
Entre as cidades que já confirmaram a participação no Dia do Pacto estão Bom Jesus, Garibaldi, Vacaria, Imbé e Montenegro. O presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus, Nagiby Tessari (PDT), afirma que a mobilização dos moradores da cidade pertencente a ao Corede Hortênsias é grande. "Estamos envolvendo inclusive os alunos da rede pública de ensino médio", disse. Tessari acredita que outro ponto que deverá ser destacado é a implantação do teto de vencimentos nos três poderes. A audiência pública em Bom Jesus será às 14h.
Começará no mesmo horário as reuniões nos legislativos municipais de Vacaria e Imbé. O presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Altamir De Pauli (PMDB), aposta na mobilização da população para lotar os 80 lugares do plenário da cidade na audiência que se inicia às 18h30. O engajamento dos moradores de Montenegro também está sendo construído pelo presidente daquele legislativo, Carlos Einar de Mello (PP). Para ele, a participação das pessoas na definição dos rumos do Estado é fundamental. O encontro em Montenegro será às 18h.
Primeira cidade a receber a série de seis seminários regionais promovidos pelo Pacto do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha está pronta para voltar a discutir saídas para os problemas do Rio Grande do Sul. O presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Clóvis Gomes Salazar (PFL), destaca que além de debater o assunto, "vamos votar e participar efetivamente do processo de recuperação da máquina pública". "Se o Estado gasta mais do que arrecada está na hora de buscar um equilíbrio", afirma o vereador, que deverá coordenar os trabalhos da audiência que se inicia às 15h.
O Dia do Pacto está sendo realizado em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) e a Associação Gaúcha Municipalista (AGM).
|
|