ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Pacto pelo Rio Grande: Interior pede controle dos gastos públicos

25/07/2006
25/07/2006 Municípios do interior do Rio Grande do Sul realizaram ontem audiências públicas simultâneas para discutir a crise financeira do Estado, no Dia do Pacto. Em São José do Ouro e em Carazinho, foram apontadas como prioridades a estabilização dos gastos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas e a renegociação da dívida do Estado com a União, que chega hoje a R$ 30 bilhões. Também foram defendidas como necessidades a regionalização do planejamento, da gestão e do Orçamento Geral; o apoio ao desenvolvimento regional, o fortalecimento do pequeno e do médio empreendedor, da agricultura familiar, do agronegócio e da economia solidária; e a capacitação profissional dos servidores públicos.
Para o vereador Adroaldo de Carli, presidente da comissão especial de Carazinho formada para acompanhar o Pacto pelo Rio Grande, o debate sobre as iniciativas que deverão ser desenvolvidas pelo Estado poderia ocorrer periodicamente. 'Deixar os municípios expressarem suas opiniões sobre as ações estaduais é forma de amadurecimento democrático que não deveria acontecer apenas agora, mas permanentemente', ressaltou.
Em Bom Jesus, as preocupações foram o controle das contas públicas, a renegociação do prazo de pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com o governo federal e a integração do cadastro de contribuintes do Estado com a Receita Federal e os municípios. Em relação à modernização da gestão pública, as medidas mais votadas no município foram a criação de planejamento estratégico, com o estabelecimento de indicadores e metas na gestão estadual; a regionalização da administração e a desburocratização dos serviços. No município de Frederico Westphalen, entre as ações propostas estão o controle nos gastos dos poderes e a necessidade de reforma tributária que permita melhor distribuição dos recursos arrecadados pela União.
Os municípios que aderiram ao Dia do Pacto receberão certificado de participação no dia 31, durante a cerimônia de encerramento do projeto, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. No ato, ocorrerá apresentação de relatório final do Pacto e, em seguida, a entrega do documento para os candidatos ao governo.


Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br