ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Congelamento dos orçamentos é suspenso por medida liminar

28/07/2006
Luiz Silveira Difini


O Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) suspendeu ontem, por medida liminar, o congelamento dos orçamentos de todos os poderes, que consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A iniciativa foi incluída na LDO pela emenda do Pacto pelo Rio Grande, assinada por todas as bancadas da Assembléia Legislativa, aprovada em plenário por unanimidade e sancionada pelo governador Germano Rigotto. O TJRS atendeu a um pedido contido em ação direta de inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo Ministério Público (MP) Estadual, por intermédio do procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira.
O MP contesta o contingenciamento dos gastos e o fato de a LDO, que, por lei, deve ser anual, ter avançado até 2010. A decisão do relator, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, do Órgão Especial do TJ, inviabiliza que o governo inclua o contingenciamento no orçamento para 2007, o que possibilitaria aos poderes elevar seus gastos em até 3% como forma de não causar prejuízos aos servidores em função do crescimento vegetativo da folha de pessoal. O Legislativo deve receber o orçamento até 15 de setembro.
Para Difini, a proposta fere a autonomia dos poderes, pois cabe a cada órgão do Estado apresentar ao Executivo suas necessidades financeiras. 'Haveria dano irreparável. A Constituição assegura autonomia financeira aos poderes para o desempenho de suas relevantes funções', frisou. Pereira se disse tranqüilo com a decisão, porque a Constituição estadual foi ferida. Segundo ele, o MP não é contra o Pacto, mas crê que o contingenciamento não solucionará a crise financeira do Estado e prejudicará o serviço público.
Fonte: Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br