ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Entrevista na Revista Voto: Presidente do Afocefe avalia a situação dos impostos no Estado

31/07/2006
Revista Voto: Como é estimulada a informalidade nos grandes centros?

De Martini: Prospera ao lado da informalidade consentida dos camelódromos das metrópoles, a informalidade induzida e estimulada pelas políticas reducionistas da atividade fiscal, que vão convertendo os órgãos fazendários numa espécie de “mão invisível”, e também inoperante.

Revista Voto: Qual a contribuição do Afocefe-Sindicato no sentido de prevenir ou remediar perdas na arrecadação de tributos?
De Martini: Nossa entidade, tem debatido a contribuição para esta crise das perdas exponenciais de receitas tributárias em face das políticas prolongadas de crescente afrouxamento e redução da atividade fiscal. A contribuição deste Sindicato é sempre no sentido da prevenção pois não há remédio para perdas na arrecadação tributária.
Revista Voto: Como verificam-se estas políticas na área de atuação do Técnico do Tesouro?
De Martini: Ultimamente, vem sendo editados pelos dirigentes da Secretaria da Fazenda, pretextando racionalização da ação fiscal, atos normativos para cercear a atividade dos técnicos do tesouro, no exercício da fiscalização em postos e turmas volantes. Uma série de atos que se intensifcam em nosso Estado, notoriamente prejudiciais ao erário, impõem restrições à arrecadação tributária. A razão única desta política perversa tornou-se manifesta com o lobby da entidade dos Agentes Fiscais junto ao Governo e à Assembléia Legislativa no sentido de excluir a categoria dos Técnicos do Tesouro das carreiras de Administração Tributária. Carreiras estas a serem estruturadas em face da edição da EC-43, que prescreve aos entes federados tratamento diferenciado para as Administrações Tributárias, ante o reconhecimento de que exercem atividades essenciais.

Revista Voto: Diante disso qual o procedimento do Afocefe-Sindicato?
De Martini: Nossa entidade denunciou por todos os meios lícitos – quando da paralisação promovida pelos agentes fiscais para pressionar os poderes do Estado – que o déficit de eficiência desta atividade essencial ao funcionamento do Estado teria sido agravado intencionalmente nos últimos tempos para produzir justificativa para a criação da Secretaria da Receita. E agregamos que atendidos os pleitos de greve – estará aberto o caminho para a transformação de nosso Estado numa imensa zona franca de fato, concorrendo com Porto Stroessner, cujos sinais indicativos, de caráter já endêmico, se vêem na Grande Porto Alegre , cidades de porte médio, e sucessiva e proporcionalmente estendem-se a todas as demais.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br