ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Entrevista: Olívio Dutra

15/10/2006
"É na ida e na volta que a vida nos educa"
Se for eleito governador no dia 29, Olívio Dutra retomará em 1º de janeiro um projeto interrompido com a vitória da Germano Rigotto em 2002. De seu primeiro governo, levará propostas como o Plano de Incentivo ao Crescimento, que não conseguiu aprovar na Assembléia, parte da equipe com a qual governou e as lições aprendidas naqueles quatro anos para reduzir os conflitos.
- A vida nos ensinou também a sermos pacientes sem sermos condescendentes - disse Olívio em entrevista concedida a cinco editores de Zero Hora na tarde de quarta-feira, na sede do PT, na Rua Ramiro Barcelos, transformada em comitê.
De camisa amarela com as mangas arregaçadas, suando por causa do calor na sala sem ar-condicionado, o candidato conversou com Zero Hora durante 70 minutos.
Olívio recebeu os jornalistas em uma sala decorada com sofás antigos, uma escrivaninha, uma mesa de reuniões e um armário com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a maquete de uma casa popular e troféus como o Líderes e Vencedores, recebido em 1998.
Ao longo da conversa, consultou as fichas vermelhas que contêm comparações entre as realizações de sua gestão e a de Germano Rigotto, o que o governo do presidente Lula fez naquela área e uma síntese das suas propostas.
A seguir, trechos da entrevista do petista:
Zero Hora - Que critérios o senhor vai usar para a montagem do seu secretariado? Será mais político ou mais técnico?
Olívio Dutra - Quero definir com base em uma sintonia fina com nosso projeto de desenvolvimento com justiça social, inclusão social e protagonismo. A equipe tem de ter isso no coração e na consciência. E não precisam ser integrantes dos nossos partidos da Frente Popular.
ZH - O senhor admite convidar pessoas de partidos que não estão integrados à campanha?
Olívio - Se tivermos pessoas com a idéia do respeito e da provocação permanente à cidadania, participação consciente das pessoas e respeito à coisa pública, evidentemente.
ZH - Poderá usar pessoas que foram de seu primeiro governo?
Olívio - Poderei, mas não necessariamente.
ZH - Como o senhor vê a possibilidade de atrair empresas para o Estado com o Fundopem e outros programas?
Olívio - Queremos um desenvolvimento desconcentrado, descentralizado, que valorize as vocações locais regionais, que as integre e as articule para que a gente vá reduzindo os desequilíbrios regionais. Que torne mais parelho e mais espraiado o desenvolvimento do Estado.
ZH - No seu governo, houve a ida da Ford para a Bahia.
Olívio - Foi um caso evidente de guerra fiscal. Fizemos de tudo para a Ford ficar. Evidentemente ela não podia ficar nos termos propostos porque o Estado não tinha condições e ela já vinha descumprindo parte do acordo com o governo anterior. E também se atravessou o governo federal, com a bancada oposicionista daqui, e aprovou uma medida provisória incluindo uma vantagem maior para a Ford ir para a Bahia. Quem votou nisso votou contra o Rio Grande. Também trabalhamos com a GM e com a Dell e conseguimos manter esses empreendimentos aqui com menor custo.
ZH - Quando o senhor vê a Ford na Bahia, hoje, se arrepende da decisão?
Olívio - Como vou me arrepender de uma decisão de não passar recursos escassos dos cofres públicos a quem menos precisa? E como vou me arrepender da forma como trabalhamos até o último momento para o empreendimento ficar aqui?
ZH - O senhor vai oferecer algum tipo de renúncia fiscal?
Olívio - O Fundopem já é um instrumento. E queremos atrair investimentos com menor custo para os cofres públicos e a maior sintonia com os sistemas locais de produção.
* Participaram desta entrevista os editores de Zero Hora Altair Nobre, Luiz Antônio Araujo, Marcelo Ermel da Silva, Maria Isabel Hammes e Rosane de Oliveira
Fonte: Zero Hora 15-10-06

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br