15% de sonegação: quem se surpreende?
26/01/2007
O Afocefe Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado há vários anos vem pautando a sua atuação na ação propositiva no combate à sonegação de impostos do RS. Temos alertado aos governos e à sociedade que a secretaria estadual da fazenda tem atuado de uma maneira ineficaz no que tange a esta problemática, e alternativa recorrente tem sido o aumento dos impostos e nunca o aumento da ação fiscal de maneira ostensiva e direta. Antes pelo contrário, vide fechamento de postos fiscais.
Exemplo gritante desta não atuação, podemos constatar na ação que a Brigada Militar tem realizado nos estabelecimentos de venda de peças usadas que não fiscalizados pela SEFAZ, têm se utilizado de milhares de veículos furtados para enriquecerem quadrilhas especializadas neste crime, aumentando, inclusive, o número de latrocínios para este intento.
Temos sido contestados por aqueles que afirmam que falta estrutura na Fazenda para combater a sonegação, e aqueles que afirmam que os índices de sonegação no Estado são mínimos em nível da União Européia. Na verdade têm sido criadas dificuldades no sentido de vender ao Governo uma mega estrutura, também ineficaz, que somente irá aumentar as despesas do Estado na criação de mais um “palácio”, agora da receita. Bem-vindos ao debate.
|
|