Ação contra mercado clandestino apreende 22 toneladas de carne
01/02/2007
A Brigada Militar realizou ontem a Operação Açougue e Abatedouros em 426 municípios do Rio Grande do Sul. A ação apreendeu mais de 22 toneladas de carne e fiscalizou 1.843 estabelecimentos; 312 foram autuados. Segundo o secretário da Segurança, Enio Bacci, a iniciativa faz parte do combate ao abigeato e ao contrabando de carnes, problema verificado com maior intensidade nas regiões da Fronteira e Metropolitana.
O objetivo é realizar novas blitze a partir da próxima semana. Na operação de ontem, foram mobilizados 2.230 policiais militares e 780 viaturas, além de técnicos da Secretaria da Agricultura (SAA) e de órgãos municipais. Entre as cargas apreendidas estão 20.164 quilos de carne bovina, 775 quilos de suína, 103 quilos de ovina, 529 quilos de frango, 370 quilos de salsichão e 103 quilos de charque. Os cortes foram apreendidos por estarem em estabelecimentos sem alvará de funcionamento, não ter nota fiscal ou serem procedentes de regiões não autorizadas a comecializar para o Rio Grande do Sul.
A portaria 200, da SAA, proíbe o ingresso de carne com osso de todos os estados do Brasil no RS. O diretor do Departamento de Produção Animal da SAA, Antônio Carlos Ferreira Neto, destacou que operações como a dessa quarta-feira ajudam a evitar a entrada da febre aftosa no Estado, principalmente agora, quando focos da doença foram confirmados na Bolívia. Em Porto Alegre, Cachoeirinha, Esteio e Viamão, a operação foi conduzida pelo Batalhão de Operações Especiais.
Em um centro de armazenagem na estrada Frederico Ritter, em Cachoeirinha, a inspeção revelou 3 toneladas de costela com notas fiscais de São Paulo e sob suspeita de irregularidade sobretudo em relação à origem. Um outro carregamento de carne congelada encontrado na câmara frigorífica teria vindo de Mato Grosso do Sul. O produto foi recolhido. Na vila Nair, um caminhão conseguiu fugir antes da chegada das viaturas a um depósito clandestino onde não havia mais carne. Em Livramento, um açougue foi multado por armazenar carne em condições indevidas. Em Uruguaiana, foram encontrados 180 litros de diesel e medicamentos proibidos de serem vendidos. A operação ainda apreendeu 250 pacotes de cigarros em Caxias do Sul. Duas pessoas foram presas por porte ilegal de armas.
Fonte:CP
Data:01-02-07
Comentário do Afocefe:
Os prejuízos dos entraves na fiscalização fazendária estão evidenciados.
Só não vê, quem não quer!
|
|