Appio assume CCJ e quer dar mais eficiência e agilidade aos projetos
28/02/2007
A Agência de Notícias da Assembléia Legislativa inicia nesta quarta-feira (28) uma série de entrevistas com os comandantes das comissões permanentes da 52ª legislatura, indicados pelas bancadas que compõem a força política gaúcha e empossados na tarde de ontem pelo presidente Frederico Antunes (PP).
Na primeira reportagem, fomos conversar com o deputado Francisco Appio (PP), que retorna à Assembléia Legislativa depois de quatro anos na Câmara Federal e que irá presidir, até janeiro de 2009, um dos órgãos técnicos mais importantes da Casa: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A ela cabe a apreciação das proposições sob os aspectos constitucional, legal e jurídico.
Para Appio, estar à frente dos trabalhos da CCJ é uma tarefa de grande responsabilidade, porém seus titulares estão conscientes e comprometidos em construir uma legislação para a sociedade como um todo e adequada ao novo momento do Estado e do País. "Daremos continuidade aos acordos já firmados para a preferência nas votações e designação dos relatores. Pretendo ainda imprimir a eficiência e celeridade no julgamento das matérias, a exemplo do que já vem sendo feito". O parlamentar alerta, no entanto, que as discussões dos projetos na Comissão serão feitas a seu tempo. "Não podemos confundir eficiência com agilidade. A constituição será a nossa principal diretriz, e é com ela que iremos trabalhar", sentenciou.
Com relação à demora na composição das comissões, Francisco Appio acredita no diálogo e no entendimento com os demais deputados para apreciar todas as matérias submetidas à Comissão de Constituição e Justiça. "Infelizmente, por falta de acordo entre partidos, só agora estamos assumindo os trabalhos. Poderíamos estar produzindo há mais tempo, mas ainda, sim, temos capacidade de recuperá-lo", disse. Na próxima segunda-feira (05), um dia antes da primeira reunião oficial, o presidente fará uma sessão preparatória para estabelecer o cronograma dos trabalhos.
Composição da CCJ
Também integram a Comissão de Constituição e Justiça os deputados Cassiá Carpes (PTB), como vice-presidente, Adroaldo Loureiro (PDT), Alexandre Postal (PMDB), Giovani Cherini (PDT), Ivar Pavan (PT), Jerônimo Goergen (PP), Marcio Biolchi (PMDB), Marquinho Lang (PFL), Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Paulo Odone (PPS) e Raul Pont (PT), como titulares.
Na suplência estão os deputados Adilson Troca (PSDB), Alberto Oliveira (PMDB), Carlos Gomes (PPS), Edson Brum (PMDB), Elvino Bohn Gass (PT), Fabiano Pereira (PT), José Sperotto (PFL), Kalil Sehbe (PDT), Kelly Moraes (PTB), Mano Changes (PP), Rossano Gonçalves (PDT) e Silvana Covatti (PP).
Fonte: Assembléia Legislativa
|
|