26 toneladas de carne com osso são apreendidas em Vacaria
19/03/2007
Comissão que vai averiguar condições dos postos fiscais define cronograma hoje
Os Técnicos do Tesouro do Estado apreenderam 26.300 kg de carne bovina com osso no posto fiscal de Vacaria, nesse domingo. Este tipo de produto, de origem animal, tem a entrada proibida no RS desde fevereiro através da Portaria nº 15. A mercadoria estava escondida sob 370 potes de margarina. O condutor do caminhão, com placas do município paulista de Arujá, apresentou apenas uma guia de trânsito com permissão para 4,75 toneladas de margarina e um Selo de Inspeção do Mato Grosso Sul. Com a apreensão, o Estado arrecadou R$ 17 mil em Icms e a multa do termo de Infração foi de R$ 20,6 mil.
Conforme o presidente da Afocefe-Sindicato, Carlos De Martini, "desde fevereiro, os técnicos já apreenderam quase 140 toneladas de carne bovina com osso no Estado. Se nós imaginarmos que, pela falta de estrutura em vários postos fiscais, entram produtos de origem animal sem serem fiscalizados, o Rio Grande do Sul, mesmo com essa portaria, está suscetível a focos de doenças como a febre aftosa. O controle e o reaparelhamento nos postos de fronteira serão fundamentais para a saúde pública dos gaúchos, a produção agropecuária e a economia como um todo", disse.
O deputado estadual Jerônimo Goergen (PP) reitera que "nessa segunda-feira, os deputados que compõem a Comissão de Representação Externa para o Levantamento das Estruturas de Fronteira definem o roteiro dos postos fiscais aonde o grupo fará averiguações sobre as condições estruturais e de recursos humanos. Teremos 30 dias para entregar um relatório com dados e apontamentos aos governos estadual e federal", destaca Goergen, coordenador da comissão.
Fonte:Assembléia Legislativa
Data:19-03-07
|
|