Governo recebe relatório sobre sucateamento das aduanas
19/04/2007
A governadora Yeda Crusius recebeu ontem o relatório da Comissão Externa de Vistoria e Controle das Fronteiras e Divisas do Rio Grande do Sul, que aponta a falta de estrutura nas aduanas da fronteira com Uruguai e Argentina e dos pontos de fiscalização na divisa com Santa Catarina. Conforme o deputado Jerônimo Goergen (PP), a reunião foi positiva, pois a governadora determinou o envio do relatório à Câmara Setorial de Agricultura. "É um passo importante no caminho para a solução dos problemas que afetam nossas fronteiras", declarou o deputado.
Segundo ele, o documento, elaborado pela Comissão de Fronteiras e Divisas da Assembléia Legislativa, tem como destaque questões relacionadas a riscos sanitários, perdas tributárias, em função do contrabando, e à concorrência desleal com o mercado formal gaúcho. Goergen, que coordena a comissão, diz que o relatório diagnosticou as deficiências estruturais e de recursos humanos em decorrência da falta de investimentos dos últimos governos.
Na reunião, a governadora oficializou ainda o apoio do Estado à realização da 35ª reunião do Comitê Sul-Americano de Combate à Febra Aftosa (Cosalfa), a ser realizada em 2008, em Porto Alegre. "A escolha do Estado como sede do Cosalfa dará visibilidade ao Brasil e às ações de defesa sanitária do Estado", disse.
Fonte: Jornal do Comércio de 19/04/07
|
|