ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

AFOCEFE DISCUTE “CHOQUE DE GESTÃO” COM SERVIDORES PÚBLICOS

29/05/2007
O AFOCEFE Sindicato participou como palestrante em seminários organizados por entidades representativas dos servidores públicos, ocasião em que contextualizou o momento financeiro do RS e analisou a onda atual de reformas, o “Choque de Gestão”. Na quarta-feira, 23/05, no prédio do IPERGS, em evento promovido pelo SISDAER, o diretor Itacir Todero palestrou representando o presidente da FESSERGS, Sérgio Arnoud. No mesmo evento o presidente do AFOCEFE Sindicato, Carlos De Martini Duarte, atuou como debatedor.
Já na sexta-feira, 25/05, o diretor Itacir Todero, a convite da UGEIRM (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS), do SINDIPERÍCIAS (Sindicato dos Servidores do Instituto Geral de Perícias) e da AMAPERGS (Sindicato dos Monitores, Agentes e Auxiliares Penitenciários) partiticipou de evento que reuniu aproximadamente 150 servidores da segurança, em Santa Maria.
Nos dois eventos, inicialmente foi proposta uma análise do tão-falado “Choque de Gestão”, como uma reforma nos mesmos moldes da Reforma Administrativa do final da década de 60 e da Reforma do Estado dos anos 90. Porém foram salientadas algumas distinções que precisam ser observadas com atenção pelas entidades sindicais. Na opinião da entidade, na ocasião daquelas reformas não havia uma articulação tão grande como há hoje entre o Governo e setor empresarial. Também naqueles períodos, as entidades representativas da força de trabalho pública, tinham uma atuação diferente da atual no que tange a proteção dos direitos dos trabalhadores.
Na quesito crise, foi proposto um paralelo entre o que é desonerado e/ou deixado de arrecadar no Estado e também com o que é admitido pelo Departamento da Receita Pública do Estado em sonegação fiscal, e a folha de pagamento dos servidores, demonstrando assim serem inverídicas as análises que relacionam a crise ao gasto com servidores públicos do Estado, principalmente com os do Executivo estadual.
Ao encerrar sua participação, a diretoria do AFOCEFE propôs algumas alternativas para tornar a Administração Pública eficiente, eficaz e efetiva e focada no cidadão, que necessariamente passariam pela implantação de políticas que profissionalizem a atividade pública através da reestruturação das carreiras e da política de remuneração dos servidores, além da obediência aos limites de gasto com pessoal em todos os poderes, não tão-somente dos que atendem diretamente as demandas da sociedade.
Fonte: AFOCEFE Sindicato

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br