Material apreendido estava na carroceria sob a lona
06/06/2007
Um contrabando com mais de 10 toneladas de produtos pirateados, cujo valor pode chegar a R$ 500 mil, foi apreendido na BR 101, em Torres, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As mercadorias estavam junto com uma carga de moranga cabotiá, sob a lona de um caminhão Mercedes-Benz com placas de Bagé. O veículo foi interceptado no posto fiscal do ICMS por técnicos do Tesouro do Estado na noite de segunda-feira. Ele foi trazido ontem para Porto Alegre e levado para o pátio da Receita Federal/RS, que assumiu o caso por se tratar de contrabando internacional. A Polícia Rodoviária Federal fez a escolta de Torres até a Capital.
Na manhã de ontem, em Porto Alegre, o chefe substituto da Divisão de Repressão ao Contrabando e ao Descaminho da Receita Federal/RS, Yen Cheng, e sua equipe foram conferir as mercadorias dentro do caminhão. Eles constataram que as morangas estavam amontoadas na parte da frente da carroceria do veículo, enquanto os produtos pirateados haviam sido depositados atrás. Uma suposta nota fiscal de produtor apresentada pelo motorista indicava que a procedêndia era Candiota e o destino, São Bernardo do Campo, em São Paulo, sugerindo que se tratava apenas de uma carga de morangas.
De acordo com Yen Cheng, as mercadorias vieram da China e, provavelmente, desembarcaram no porto de Montevidéu, no Uruguai. O destino final seria possivelmente o comércio, sobretudo de camelôs, em São Paulo. Entre os produtos pirateados, que ostentavam falsificação de marcas famosas, havia tênis, bolsas, relógios, óculos e carteiras, além de artigos de informática. O material estava dentro de cerca de 157 caixas de papelão, todas com inscrições no idioma chinês. 'O motorista foi preso', observou Yen Cheng.
Fonte:CP
Data:06-06-07
|
|