PF prende sonegadores
23/06/2007
A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal do RS desencadeou ontem de manhã a operação Reluz, de combate ao esquema utilizado por fábricas de cigarros de São Paulo para distribuição dos produtos sem pagamento de impostos devidos. Até o início da noite, foram cumpridos 15 dos 18 mandados de prisão expedidos, 50 mandados de busca e apreensão de documentos, computadores, dinheiro, carros de luxo e outros bens, em dez estados, incluindo o RS.
A principal ação, que mobilizou 228 agentes da PF e 87 servidores da Receita Federal de todo o país, ocorreu em São Paulo, onde uma distribuidora de cigarros 'laranja' controlava o esquema de sonegação de impostos, que supera R$ 100 milhões. Com uma liminar já cassada, a empresa obteve a isenção de IPI na fabricação do produto. Foram apreendidos mais de 7,4 mil maços de cigarro contrabandeados. No RS, um homem de 63 anos, sócio de uma distribuidora de cigarros, foi preso em sua casa, na vila Bom Jesus, na Capital, e uma residência foi vasculhada em Caxias do Sul. Houve apreensão de documentos, computadores, caixas de cigarros, um automóvel Chrysler Caravan e um revólver calibre 38.
Em São Paulo, com um dos detidos, os agentes apreenderam um automóvel Mercedes McLaren, avaliado em 1,2 milhão de dólares. Na noite de quinta-feira, 110 policiais federais gaúchos viajaram para SP.
Fonte: Correio do Povo de 23/06/07
|
|