Fazenda suspende descontos em folha
29/08/2007
Funcionalismo - Intenção é evitar fraude
Com base em mais de cem reclamações de funcionários públicos, que estariam sofrendo descontos irregulares nos vencimentos, a Secretaria da Fazenda decidiu alterar as regras de consignação para entidades de servidores.
Conforme a Fazenda, as queixas se referem à Associação Beneficente dos Servidores do Daer (ABSDaer), que estaria descontando em folha, sem autorização do servidor, R$ 19,90 a título de mensalidade. A Fazenda suspendeu o desconto em folha, e o repasse dos recursos à entidade foi bloqueado. A secretaria planeja aumentar o controle sobre esse tipo de operação. Novos pedidos de autorização de desconto em nome de entidades de servidores só serão autorizados mediante apresentação de documentos originais com assinatura do funcionário reconhecida em cartório.
Atualmente, 94 associações têm canais de consignação na Fazenda. Segundo o diretor da Despesa Pública, Mateus Bandeira, o caso da ABSDaer será levado ao Ministério Público e à Polícia Civil porque a Fazenda afirma ter encontrado indícios de irregularidade nos papéis encaminhados pela entidade para provar a legalidade de operações.
Fonte ZH 29/08/07 - página 11
|
|