ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Porteira Fechada

29/08/2007
Por trás da comemoração do governo com o resultado da votação que manteve o veto da governadora Yeda Crusius à verba de representação para os defensores públicos não está apenas a economia que o Tesouro fará ao impedir um reajuste de 37,5% para 424 pessoas. O governo temia a derrubada do veto porque abriria a porteira a outros aumentos numa hora em que não há dinheiro sequer para o pagamento em dia dos salários.
O secretário da Fazenda, Aod Cunha, que diz não ter sido consultado quando o Palácio Piratini deu sinal verde para a aprovação do projeto, uniu-se ao chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, para pressionar os deputados da base aliada a manterem o veto. O governo preferiu ficar com a imagem de incoerente a perder argumentos diante da pressão de outras categorias de servidores. Admitiu que errou na época da votação do projeto e colocou os secretários em campo para manter o veto.
Para convencer os deputados, Aod advertiu que a derrubada do veto poderia comprometer até o empréstimo que o governo está negociando com o Banco Mundial para a reestruturação da dívida. Seria um sinal da incapacidade de evitar novos aumentos de gastos com pessoal, que já consomem mais de 70% da receita líquida.
Mantido o veto, o Piratini enfrentará agora a ira dos defensores públicos, que ganham metade do salário de um juiz ou de um promotor em início de carreira e tiveram reajuste inferior à inflação nos últimos anos. Na saída da sessão, já fora do prédio da Assembléia, os defensores combinavam uma "reação dura" à decisão dos deputados.
Fonte: ZH 29/08/07 Rosane de Oliveira - Página 10 -

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br